Atrações imperdíveis
CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DAS MELHORES ATRAÇÕES DE SANTARÉM
Uma viagem para Santarém pode te surpreender. O roteiro a seguir dá algumas dicas para você curtir o melhor do turismo em Santarém.
Praias e ilhas fluviais
Entre agosto e dezembro, com a maré baixa, dá para curtir as belíssimas praias de água doce de Santarém. Você pode visitar as praias mais populares, como a Maracanã e a Pajuçara, que estão sempre lotadas de gente, ou procurar a tranquilidade de Ponta de Pedras, Arariá, Carapanari e Jutuba. Você pode também visitas as ilhas de São Miguel e Água Preta, habitadas por animais típicos da Amazônia.
Museus, igrejas e casarões que recriam a história da cidade
O povo de Santarém preza pela preservação de sua cultura e história, como você pode conferir nos diversos museus e igrejas da cidade. O Museu Dica Frazão conta com o acervo da própria artista, composto por peças artesanais feitas com matéria-prima comprada de índios. O Centro Cultural João Fona conta com um rico acervo de peças indígenas, e o Museu da Arte Sacra preserva peças religiosas trazidas da Espanha e outras, em madeira, feita por indígenas de comunidades ribeirinhas locais. A cidade também conta com diversas construções históricas, como a Igreja Matriz, o Solar dos Brancos e o Solar do Barão de Santarém.
Festivais da cidade
O calendário de festivais da cidade é bem animado e diversificado. Sobre Santarém, passam festas como o Sairé, uma festa religiosa que dura cinco dias seguidos, na segunda quinzena de setembro, e remonta ao período de colonização portuguesa, época em que os índios recebiam os portugueses com rituais de boas-vindas. O Sairé conta com apresentações profanas, como a competição dos botos rivais, e religiosas, como procissões e ladainhas. Além disso, Santarém é palco do Festival do Açaí toda segunda semana de outubro, na comunidade Santa Luzia. São armadas barracas que oferecem iguarias diversas feitas com açaí, como pudins, bolos, tortas, pães e bebidas, mas também rola música regional ao vivo e apresentações folclóricas.