Atrações imperdíveis
CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DAS MELHORES ATRAÇÕES DE PIRACICABA
O que a maioria dos turistas, principalmente os vindos de fora do estado, não sabem sobre Piracicaba é que a cidade já foi considerada a capital nacional da cachaça. Com forte presença da cultura da cana-de-açúcar, a cidade chegou a ter mais de 10 grandes destilarias, mas hoje abriga apenas uma. Com apelidos como “marvada”, “branquinha”, “abrideira”, “birita”, “goró” e tantos outros, a cachaça deixou de ser soberana em Piracicaba para dar lugar a um outro tipo de bebida também muito apreciada, a cerveja produzida nas cervejarias artesanais ( já são três na cidade), que vem conquistando cada vez mais apreciadores.
Se tem rio, tem porto
Um guia de viagens para Piracicaba deve incluir a Rua do Porto como atração turística das mais prazerosas. A atração fica no centro da cidade e se tornou o polo gastronômico de toda a região, tendo como base de seu cardápio os mais diversos tipos de peixes. Ali o peixe não para, nem no rio e nem nas mesas dos frequentadores que, às vezes mesmo sem saber, ajudam a preservar as tradições ribeirinhas dos antigos fundadores.
Quem pretende fazer turismo em Piracicaba, deve conhecer ao menos a origem do refrão inspirado nos encantos dessa cidade - “o rio de Piracicaba vai jorrar a água para fora quando chegar a água dos olhos de alguém que chora” - que fala entre outras coisas, de amor e saudade, e faz parte da música “Rio de Lágrimas”, uma composição da dupla Tião Carreiro e Pardinho. Uma das mais importantes do universo sertanejo, a dupla, que não era natural de Piracicaba, chegou a gravar mais de 30 discos ao longo da vitoriosa carreira.
Pamonha de Piracicaba
Uma viagem para Piracicaba não pode ficar sem a famosa pamonha cujo slogan, que se tornou sua marca registrada, “pamonha quentinha, de Piracicaba”, se espalhou por várias outras localidades, mesmo que a iguaria em questão nem sequer tivesse sido feita na cidade de origem. Esse prato típico da cultura indígena feito à base de milho, pode também levar outros tipos de recheio como doce de leite, queijo e goiabada, e as versões doce ou salgada, servidas quente ou fria, encantam por sua simplicidade e sabor, além de ser muito saudável e produto farto nas lavouras do Brasil.