Ouro Preto - Dicas para Planejar sua Viagem | Submarino Viagens

 

Confira nosso guia de viagem para Ouro Preto e conheça todos os encantos da cidade!

 
    Error parsing XSLT file: \xslt\SubmarinoLPGradeOfertas.xslt
     

    Guia de viagem para Ouro Preto

    MUITAS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ PLANEJAR SUA VIAGEM PARA OURO PRETO

    A cidade mineira de Ouro Preto foi fundada há mais de 300 anos, ela foi a primeira cidade brasileira a ser eleita como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980. De uma população de aproximadamente 70 mil pessoas, 5 mil são estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, oriundos principalmente da região Sudeste do país.

     

    Atrações imperdíveis

    CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DAS MELHORES ATRAÇÕES DE OURO PRETO

    O artesanato em pedra-sabão é outro símbolo da cidade. Você pode encontrar diversas peças nas principais feiras de artesanato que estão abertas diariamente no Largo de Coimbra e na avenida Pedro Rolim, na Associação dos artesãos de Ouro Preto. Aproveite a viagem para Ouro Preto e tome um banho de conhecimento histórico da cidade, pois museus e igrejas é o que não faltam. Visite a Igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar formada por mais de 400 kg de ouro e prata em pó. O Museu do Oratório que reúne oratórios em estilos dos mais diversos, a única do mundo. A Casa dos Contos na rua São José, número 12. A cidade sempre está com atrações disponíveis e fica mais agitada nos feriados prolongados. O Festival de Inverno em Julho reúne inúmeros shows de música, teatro e circo, além de oficinas e exposições de arte. Durante o Carnaval, há blocos e desfiles. Enquanto na Semana Santa ocorrem as procissões e tapetes feitos com flores. Para quem deseja fazer uma visita para conhecer um pouco mais da história de Ouro Preto, é aconselhável aproveitar outras datas em que a cidade fica mais tranquila. Durante o verão, a temperatura é quente e úmida, possibilitando visitas às cachoeiras e ao mirante, enquanto no inverno há névoa e temperaturas baixas.

    Arquitetura colonial

    O turismo em Ouro Preto é marcado pela beleza da arquitetura barroca brasileira. O escultor, entalhador e arquiteto, Aleijadinho, foi um dos mais famosos e importantes artistas coloniais. Ele possui cerca de 400 obras e a grande maioria delas foi realizada e pode ser encontrada na cidade de Ouro Preto. Uma das suas principais obras é a Igreja São Francisco de Assis, projetada no estilo rococó - estilo posterior ao barroco. Foram mais de 29 anos de trabalho dedicados à Igreja. Todo o teto é revestido por madeira esculpida e com peças folheadas a ouro e hoje é reconhecida como uma das Sete Maravilhas de origem portuguesa no mundo. A cidade toda é composta de ladeiras e paralelepípedos, em meio a chafarizes, capelas, feiras de artesanato e museus. Para descobrir um pouco mais sobre Ouro Preto também é imperdível o Museu da Inconfidência, que reúne diversas peças de arte sacra dos séculos XVII e XVIII e está localizada na Praça Tiradentes, 139.

     

    Gastronomia e vida noturna

    SUGESTÕES DE RESTAURANTES E ATRAÇÕES PARA APROVEITAR A NOITE DE OURO PRETO

    Os restaurantes também são atrações imperdíveis para quem visita qualquer cidade mineira: são servidos pratos típicos mineiros e com direito às deliciosas sobremesas de doces de leite, de fruta e acompanhados sempre com queijo Minas.

    Diversão é o que não falta. Engana-se quem acredita que é uma cidade pacata, pois há muita agitação na vida noturna nesta cidade mineira. Há diversos bares, cafeterias, restaurantes e lojas na rua Conde de Bobadela ou mais conhecida como rua Direita.