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Perguntas Frequentes

Encontre aqui todas as respostas às suas dúvidas sobre viagem de cruzeiro, como documentação, assistência médica, transporte ao porto de embarque e muito mais!

1. Quais documentos tenho de levar para cruzeiros nacionais?

Adultos e maiores de 12 anos: carteira de identidade (RG) ou qualquer outro documento de identificação com foto, válido no território nacional (CREA, OAB, CRM e etc.).

Menores de 12 anos: RG ou certidão de nascimento, devendo ser apresentados também os documentos de identificação dos pais ou dos responsáveis legais.

Menores desacompanhados do pai e/ou da mãe: precisam de autorização especial com firma reconhecida do responsável que estiver ausente, conforme exigências legais.

2. Quais documentos tenho de levar para cruzeiros internacionais com travessia entre Europa e Brasil?

O embarque somente é permitido com passaporte.

3. A partir de quantos anos a criança pode viajar de navio?

Isso depende muito da cia marítima. sempre consulte seu agente de viagens para saber se existe alguma restrição.

4. Como é feito o transporte ao porto de Santos?

A Sub Viagens tem um serviço de transporte até o porto de Santos com saídas dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas e do Terminal Rodoviário Barra Funda, com equipe de apoio no embarque e no desembarque e guia acompanhante. Consulte os valores.

5. O que é o sistema all inclusive?

É o pacote que tem alimentos e bebidas, incluindo as alcoólicas, sem quantidade limitada.

6. O que está incluído?

Além da acomodação na cabine escolhida, estão incluídas na sua viagem: cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e os snacks da madrugada); as atividades da programação de bordo (entretenimento, jogos, concursos, shows, bailes, festas e coquetel do comandante); e os equipamentos do navio (piscina, espreguiçadeiras, sala de ginástica e musculação, hidromassagem, biblioteca, discoteca e cofre individual de cada cabine).

7. O que não está incluído?

Não estão incluídos no valor da sua viagem os passeios em terra, o transporte para o porto, os bilhetes aéreos, bebidas (exceto no Soberano), lavanderia, fotografias tiradas pelo fotógrafo de bordo, cabeleireiro, massagem, spa, telecomunicações, consultas médicas, medicamentos e quaisquer outras despesas de caráter pessoal do hóspede.

8. O navio tem wi-fi?

O wi-fi é via satélite e funciona nas áreas sociais e também nas cabines dos navios. Consulte os valores deste serviço a bordo.

9. Terei despesas a bordo?

No embarque, o hóspede pode abrir uma conta com cartão de crédito internacional ou fazer um depósito caução em dólar americano, para gastos extras como compras nas lojas, bebidas, tratamentos do spa e excursões. Nada será cobrado se não houver despesas extras.

10. Existem fotógrafos profissionais no navio?

Os navios têm fotógrafos profissionais que registram momentos especiais a bordo. Essas fotos ficam expostas para que o hóspede escolha qual comprar.

11. Como são feitas ligações a bordo?

É possível utilizar o celular quando o navio estiver em um porto. Em navegação, o sinal se perde, e o celular pode funcionar, mas via satélite do navio, entrando em roaming internacional. É possível também fazer ligações com o sistema de telefonia do navio, mesmo em navegação. Este serviço é cobrado à parte. Consulte valores a bordo.

12. Como funciona o embarque?

O check in de cada passageiro é feito como se fosse num voo internacional: é importante ter a documentação necessária.  São dados cartões de embarque que podem variar de 1 a 20. O embarque é feito de acordo com o cartão de embarque de cada passageiro, portanto, um embarque pode ocorrer perto das 12h ou talvez por volta das 15h, dependendo do momento do check in realizado.

13. Como funciona o desembarque?

Na noite anterior ao desembarque, o passageiro deve colocar a sua mala para fora do apartamento e ficar apenas com os pertences que serão usados na manhã seguinte para o café da manhã e desembarque. O passageiro recebe a informação sobre o deck em que deve se apresentar para poder desembarcar. Também receberá o número ou cor do seu desembarque e deverá seguir a orientação para isso. O período de desembarque pode demorar igualmente ao embarque.

14. Qual o limite de bagagem e o que é recomendável levar?

Não há limite de bagagem. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos sugere levar dois volumes por passageiro, cada um deles com no máximo 20 kg e o tamanho 40 cm x 60 cm x 30 cm. É proibido levar a bordo itens que emitam calor (como ferros de passar, velas, incensos), armas, drogas, alimentos, bebidas ou objetos pontiagudos (facas e tesouras). Toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores. Para o dia a dia dentro do navio, basta um vestuário informal (bermudas, camisetas, vestidos, sandálias, chinelos). Para fazer turismo em terra firme, o melhor é ter roupas confortáveis, escolhidas de acordo com o clima das paradas. Quem gosta de se exercitar pode pôr na mala também roupas de ginástica. Recomenda-se não usar trajes de banho nos corredores. Leve saídas de praia, camisetas e shorts para facilitar a passagem da piscina para o interior do navio.

Durante os jantares a bordo, não devem ser usadas roupas de banho, shorts e camisetas. Vale verificar com a companhia quais são os trajes exigidos nos jantares de cada roteiro: a maioria aceita esporte ou esporte fino, mas pode haver eventos de gala (quando é assim, especifica-se no programa da viagem).

Além das roupas, não se esqueça de colocar na mala protetor solar, remédios (inclusive para enjoo) e máquina fotográfica. Muita gente também gosta de levar binóculos, para curtir melhor a vista.

No primeiro dia, é importante levar uma bolsa de mão com uma muda de roupa, traje de banho, remédios e outros objetos pessoais. Cada navio leva em torno de 3.000 malas, e elas podem demorar a chegar à cabine. É indispensável colocar uma etiqueta na mala com os dados do passageiro (nome, endereço, telefone) e do navio (nome, número da cabine). Em geral, as próprias companhias fornecem essa etiqueta.

15. Posso participar da "Noite do comandante"?

A noite do comandante pede um traje especial. Recomenda-se que o homem use paletó e gravata, embora camisa e sapato sejam suficientes. Já às mulheres recomenda-se vestido ou saia. Esse coquetel ocorre em todos os cruzeiros de seis noites dos navios que viajam pelo Brasil no verão 2018.

16. Aparelhos elétricos?

A eletricidade é bivolt a bordo. Recomendamos levar na bagagem um adaptador universal de tomadas.

17. Os tripulantes falam português a bordo?

Os navios que visitam a costa brasileira têm muitos tripulantes que falam português. Além disso, há jornal de bordo, comunicados sonoros, informativos e cardápios em português.

18. Como funcionam as compras a bordo?

Nas lojas duty free a bordo, é possível comprar produtos como roupas, perfumes, eletrônicos e relógios. O navio também tem spa, salão de beleza e venda de excursões nas paradas. As compras são debitadas do cartão de bordo e, na noite anterior ao desembarque, o cliente recebe um extrato das despesas. No Soberano, a fatura pode ser parcelada em até cinco vezes. Os produtos vendidos nas lojas a bordo são livres de impostos, como perfumes, bebidas e roupas.

19. Como funciona o atendimento médico a bordo?

Os navios que passam o verão no Brasil possuem ambulatório médico com atendimento limitado a emergências e pequenos procedimentos. Nos casos mais graves, que demandam instalações ou estruturas específicas, o médico e o comandante do navio tomam as devidas providências para a melhor assistência. O atendimento médico e as medicações utilizadas não estão incluídos no preço do cruzeiro. É um serviço extra, cobrado à parte. Por isso, recomendamos a contratação de um seguro-viagem para que o reembolso seja solicitado, caso necessário. Havendo necessidade de embarcar com medicamentos controlados ou em grandes quantidades, as autoridades e o navio exigem a receita médica original.

20. Os navios têm acessibilidade?

Todos os navios da temporada têm cabines especiais para passageiros que utilizam cadeiras de rodas. Consulte a disponibilidade no momento da compra para que seja providenciado o atendimento apropriado.

21. Posso reservar mesa para o jantar ou almoço?

No momento de fazer a compra do seu cruzeiro, você terá a possibilidade de optar pelo turno do jantar: Primeiro ou Segundo turno. O  primeiro turno ocorre entre 19h e 21h e o segundo entre 21h e 23h. As mesas são marcadas. Se tiverem pessoas que estão em cabine diferente da sua, basta informar no momento da reserva e o os responsáveis pelas reservas das mesas irão coloca-los juntos. Há também a opção de jantar self service e não há a necessidade de reservar horário no restaurante. Para o almoço não há agendamento de mesa.

22. Qual é a programação de bordo?

Todas as companhias marítimas disponibilizam diariamente, em cada cabine, o jornal de bordo, com a programação do dia seguinte. O impresso informa os horários das refeições, as excursões, a previsão do tempo e as atividades de entretenimento, como aulas de dança e ginástica, espetáculos no teatro e festas temáticas.

23. Como evito os enjoos no navio?

Ao programar um cruzeiro, uma das principais preocupações dos marinheiros de primeira viagem é a possibilidade de enjoar em alto mar. Um paralelo que você pode fazer é que quem não enjoa em parques de diversão, provavelmente não vai enjoar em navios. Mas para garantir uma viagem mais tranquila, solicite uma cabine nos decks (andares) mais baixos do navio e na área central, já que essas são as áreas mais estáveis. Depois de embarcar, aproveite para localizar a cabine e se alimentar moderadamente enquanto o navio ainda estiver atracado. É importante não ficar nem com o estômago vazio nem cheio, portanto alimente-se regularmente e sem excessos. Dica: coma maçã verde e tome suco de laranja, alimentos que diminuem as chances de enjoar.

24. A cabine interna fica debaixo da água?

Não. Nenhuma cabine de um cruzeiro de turismo fica debaixo d’água. O primeiro andar com cabines para hóspedes equivale ao terceiro andar de um prédio em relação à água do mar.

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