Top 5 – Conheça as melhores chapadas do Brasil

22 de março de 2021

Chapadas são formações rochosas tipicamente brasileiras caracterizadas por enormes áreas planas que ficam em uma altitude bem elevada. Se você é um amante do ecoturismo, a dica que damos é esta: conheça as chapadas brasileiras. Sempre repletas de natureza e paisagens incríveis, o rolê vale muito a pena.

Para te ajudar a escolher sua próxima trip, separamos neste texto as 5 melhores chapadas do Brasil. Então, pega um papel e uma caneta para anotar tudo e bora nessa trip!

Chapada das Mesas (Maranhão)

Localizada no sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é um ótimo destino para sua próxima trip. Seu símbolo, o Morro do Chapéu, deixa qualquer um boquiaberto. Graças à ação do vento sobre a rocha, o topo do morro é extremamente plano, como se alguém o tivesse serrado. Além disso, você pode passear pelo Rio Tocantins e fazer trilhas que desembocam em maravilhosas cachoeiras, como a do Santuário e a de São Romão.

Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)

Essa é uma das menores chapadas e de mais fácil acesso – o que não significa que o rolê não valha a pena, muito pelo contrário. Localizada no Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é perfeita para uma trip de fim de semana, mas, se puder, passe mais tempo para curtir cada cantinho desse paraíso. Conheça de perto a Cascata Véu da Noiva, considerada uma das 8 quedas d’água mais belas do mundo. Além disso, faça uma trilha pelo Morro de São Jerônimo e mergulhe na Cachoeira da Martinha.

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

Bem na região nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é riquíssima e vale cada segundo da trip. O Vale da Lua, cujo cenário surpreende qualquer um, é uma das atrações mais famosas. Seu nome vem de suas formações, que se assemelham às crateras lunares devido à ação da água sobre a rocha. Tome um banho nas cachoeiras de Santa Bárbara e Almécegas para relaxar e esquecer o estresse do dia a dia. Além disso, vale muito a pena encerrar o dia vendo o pôr do sol no Jardim de Maytrea e depois comer uma boa comida goiana em algum restaurante da região.

Chapada Diamantina (Bahia)

Uma das maiores e mais importantes do país, a Chapada Diamantina fica no estado da Bahia e atrai milhares de viajantes que buscam uma dose de adrenalina. O Morro do Pai Inácio não pode ficar de fora do seu roteiro, pois já é cartão-postal da chapada baiana. Visite e tome um banho refrescante nas cachoeiras e nos poços de águas cristalinas, como a Cachoeira da Fumaça, o Poço Encantado e a Gruta Torrinha. Agora, se você é um verdadeiro amante do trekking, faça a travessia do Vale do Pati e mergulhe na cultura dos nativos da região.

Chapada do Araripe (Ceará)

Ainda pouco conhecida pelos viajantes aventureiros, a Chapada do Araripe fica no Ceará, próxima das cidades de Crato e Barbalha. Os campos verdejantes e morros chapados ilustram e colorem o local, mostrando por que a região é considerada o pulmão do sertão. Ela também é perfeita para quem busca uma boa dose de sossego e quer caminhar tranquilamente por diversas trilhas. Além disso, a região abriga um importante sítio arqueológico que vai fazer você se sentir em uma viagem no tempo.

Bora ver tudo de pertinho e se apaixonar pelas ricas chapadas do nosso país? Aproveite que no site de Sub Viagens você encontra os melhores preços do mercado para sua passagem ou pacote de viagem. Bora nessa trip!