Dicas de destinos para escapar da rotina e curtir a natureza

8 de junho de 2021

Que tal uma escapada da rotina da cidade grande para curtir o contato com a natureza? Não é preciso ir muito longe para fazer uma viagem muito legal, gastando pouco e vivendo experiências incríveis.

Separamos algumas trips bem próximas a São Paulo: lugares aos quais você pode chegar bem rapidinho e curtir momentos únicos. 

E aí, bora nessa trip dar uma escapadinha? Confira 3 destinos excelentes!

Paranapiacaba

Paranapiacaba é um distrito da cidade de Santo André e fica no início da Serra do Mar, que leva ao litoral sul paulista. A “Vila Inglesa”, como é conhecida por ter sido fundada por ingleses e por manter sua arquitetura e elementos de época, geralmente vive mergulhada na neblina.

A viagem de carro partindo de São Paulo leva aproximadamente 1 hora e meia, mas também é possível ir de trem pela linha 10-Turquesa da CPTM. 

Uma das atrações mais legais de Paranapiacaba é o Expresso Turístico, também conhecido como maria-fumaça. O trajeto acontece aos domingos partindo da estação da Luz com uma viagem ao passado que leva pouco mais de 1 hora.

A cidade também tem diversas cachoeiras com águas cristalinas, como a Cachoeira da Fumaça, e é ótima para a prática do ecoturismo.

Guararema

Guararema fica pertinho da capital, no Vale do Paraíba. De carro, a viagem dura aproximadamente 1 hora partindo de São Paulo.

A cidade é bem sossegada e cercada por belezas naturais, perfeita para relaxar em um final de semana. Muitos a conhecem como a “Pérola do Vale”. 

Há alguns pontos históricos, como o Portal da Cidade, a imagem popular do famoso São Longuinho e a imperdível experiência de conhecer a Estação Ferroviária de Guararema. Volte no tempo em um passeio de maria-fumaça e aproveite para curtir a charmosa paisagem natural da vila de Luiz Carlos. 

E se você gosta de flores, vai se apaixonar pelas orquídeas – a qualidade e a diversidade das flores são encantadoras. Não deixe de visitar a orquidácea!

As hospedagens são bem equipadas: há hotéis e chalés com piscina e restaurantes por perto. É uma viagem perfeita para quem vai sozinho, a dois ou em família.

Praia Branca (Guarujá)

Localizada no Guarujá, litoral paulista, a Praia Branca se destaca por ser uma praia isolada, com mar calmo e muito verde ao redor. A viagem de carro, partindo de São Paulo, leva em média 2 horas.

Para chegar à praia, é necessário pegar uma trilha ou um barco. Ao chegar lá, você vai se deparar com um clima muito calmo, areia bem clarinha, casinhas de pescadores e quiosques muito receptivos que servem deliciosas porções de peixes e frutos do mar fresquinhos.

Agora que você já conhece destinos bem pertinho da capital, que tal começar a planejar sua trip e finalmente dar aquela escapadinha tão esperada? Bora nessa trip, relaxe e aproveite os melhores destinos vizinhos!