Sul do Brasil: confira destinos imperdíveis para amantes do vinho!

12 de junho de 2020

Os dias mais frios já chegaram nas cidades do Sul e do Sudeste e essa mudança de temperatura já começa a influenciar na escolha do que comer ou fazer. A escolha por um bom vinho, por exemplo, é mais comum nessa época do ano, seja para curtir em casa ou durante uma viagem! Essa bebida não só tem se tornado cada vez mais interessante para o paladar dos brasileiros como também é um dos principais elementos que aquecem a economia e o turismo em diversos municípios brasileiros.

E tem mais: nesses locais você pode conhecer belos vinhedos e provar vinhos, geralmente acompanhados por um bom queijo. Sem contar que há destinos que transformaram essa experiência em roteiros cheios de charme, natureza, comidas típicas, além de uma imersão em paisagens rurais, tudo isso em torno de uma taça, é claro 😉 Veja nossas dicas para curtir o turismo de vinho pelo Brasil:

Serra Gaúcha, RS

Nosso principal polo de produção de vinho, as vinícolas da Serra Gaúcha são responsáveis por quase 60% de todos os vinhos feitos em solo nacional. Dentre as várias cidades da região, uma das mais fortes protagonistas é Bento Gonçalves, que chega a receber 800 mil turistas todos os anos. Somando as cidades de Garibaldi e Monte Belo do Sul, as três formam a região conhecida como Vale dos Vinhedos. Os vinhos e espumantes feitos por lá são reconhecidos pela sua origem e toda a produção é delimitada pelo vale. Toda essa área é famosa pelo cultivo de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon para os tintos e uvas Chardonnay para os vinhos brancos e espumantes.

vinhedo-fazenda-bento-goncalve-rs

Pensando em quem vai viajar nos próximos meses e quer ir além dos parreirais para também se hospedar em algumas cidades, diversos estabelecimentos já providenciaram certificações que confirmam a implementação de normas de segurança e limpeza nas pousadas e hotéis. Aproveite para conhecer bistrôs, cafés ou até fazer um tour de compras na área urbana de Bento Gonçalves.

Campanha Gaúcha, RS

Essa região é formada por mais de 10 cidades que fazem fronteira com a Argentina e o Uruguai, entre elas Uruguaiana, Santana do Livramento, entre outras. Os vinhos produzidos por lá têm feito tanto sucesso que recentemente receberam o título de identificação geográfica, o que confirma a autenticidade e a qualidade dos rótulos de 18 vínicolas locais.

taca-vinho-woman-drinking-wine

Ao fazer a visita, os turistas também acabam tendo contato com os costumes locais, como músicas gaúchas, o visual dos pampas gaúchos e churrasco. Mas você deve estar se perguntando, afinal, quais propriedades vale visitar? Começe pela Vinícola Pueblo Pampeiro ou pela Vinícola Almadén e confirme se é necessário agendar ou pagar uma taxa de visitação.

Nesse outro post falamos sobre como harmonizar vinhos com a gastronomia. Já dentre as opções internacionais, há tours de vinho pela América do Sul ou pelas vinícolas da Califórnia. Antes de reservar sua viagem, por conta das mudanças durante a pandemia, confirme com antecedência a disponibilidade de acesso e de serviços turísticos em outros países.

👉 Outra dica: aproveite as ofertas especiais para incluir destinos da região sul na sua viagem!