Réveillon no Rio de Janeiro: confira onde passar a virada

O Rio de Janeiro é um dos mais belos cenários brasileiros, conhecido mundialmente por sua história, cultura e belas praias. 

Recebeu o nome de Cidade Maravilhosa e não foi por acaso. O destino rende uma viagem inesquecível de fim de ano, com direito à queima de fogos em praias lindíssimas e muitas lugares para se conhecer antes ou depois da virada! Programe-se com nossas dicas:

Atrações de fim de ano no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade para quem quer escolher o que melhor fazer na noite da virada, algo mais fechado como festas privadas em hotéis ou estabelecimentos diversos espalhados por quase todos os bairros, são opções, só que o mais conhecido mesmo é se juntar às mais de duas milhões de pessoas no mais famoso Réveillon na praia de Copacabana.

Também se tornaram cada vez mais famosas as festas em rooftops, ou seja, aqueles eventos que acontecem nas varandas de hotéis, restaurantes ou de prédios históricos, como no Hotel Nacional do Rio de Janeiro. Outra opção são os eventos ao ar livre, como no Espaço Jockey. Nesses casos, o viajante aproveita decoração e cardápios temáticos, DJs ao vivo e, geralmente, com opção de ingressos all inclusive ou open bar. Dessa forma, você curte o agito e a vista para algumas das melhores paisagens do Rio de Janeiro, e ainda não se preocupa com gastos extras de alimentação e bebidas. *Consulte as políticas do evento com antecedência.

White Rooftop Reveillon - Hotel Nacional Rio de Janeiro
A festa White Rooftop Reveillon oferece vista para a praia de São Conrado | Referência: Facebook

A véspera de Ano Novo é uma das melhores épocas para conhecer a cidade carioca. A atmosfera é festiva e o clima no Rio de Janeiro é extremamente quente. Na cidade há inúmeros eventos, os destaques são o Réveillon (a véspera de Ano Novo) e os preparativos para o Carnaval que chegará após algumas semanas. No entanto, esta é uma época mais concorrida e a disponibilidade de acomodação nos principais bairros pode ser mais difícil, então, é necessário reservar seu hotel no Rio de Janeiro com antecedência para evitar problemas de última hora.

Tem mais dicas por aqui:
Conheça o melhor do Rio de Janeiro!
5 cidades cariocas que você precisa conhecer

O que fazer no Rio de Janeiro

rio-de-janeiro-promocao-dia-do-consumidor

Para que a sua viagem de final de ano fique completa, não deixe de visitar os pontos turísticos que são a marca registrada da cidade: o Corcovado e o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã – construído para a Copa do Mundo de 1950.

Claro que existem os lugares clássicos, tais como, a praia de Copacabana e de Ipanema, berço da Bossa Nova. Em seguida, a dica é se perder nas alturas do Rio, no bairro de Santa Teresa, você pode passear no bondinho pelas ruas de paralelepípedos e íngremes, avistando as famosas casas enfeitadas por flores. 

Certamente, nada irá superar um voo de helicóptero sobre o Rio para avistar de cima toda a beleza incomparável da cidade. Do heliporto no lado oeste da lagoa, você pode escolher voar de 6 a 60 minutos. Uma boa média é optar por uma volta de 10 a 15 minutos. Você vai conhecer os principais pontos do Rio. 

À noite, você pode optar por visitar o Rio Scenarium, para ouvir uma excelente música brasileira em um ambiente autêntico, no coração da Lapa, um dos bairros mais badalados e conhecidos da cidade.

Onde comer no Rio de Janeiro

A gastronomia carioca tem uma ligação forte com as receitas portuguesas, mas que foram adaptadas. Afinal, essa cidade por dois séculos foi a capital de Portugal e por esse motivo as tradições lusas estão presentes na sua culinária.

Por esse motivo os pratos que são feitos com o bacalhau como base são muito tradicionais. Encontrar um restaurante especializado nesta delícia não é nada difícil. Por isso, não custa nada saborear um bolinho de bacalhau com gotinhas de azeite.

Bife de fígado, língua, sardinhas fritas e rabada também são considerados pratos típicos da culinária carioca. Afinal, eles são comumente oferecidos nos restaurantes da cidade, principalmente naqueles mais tradicionais.

Mas com certeza a feijoada é o mais típico de todos os pratos do Rio de Janeiro. Ela é feita com feijão preto e carne de porco. Para acompanhar há aquela farofa bem caprichada e um arroz branco delicia.


Quer saber mais sobre o que fazer no Rio de Janeiro nas festas de final de ano e como programar sua viagem para a capital carioca? Confira nosso guia com tudo sobre o RIO com muitas dicas de atrações, quanto custa a viagem e muito mais.