Réveillon em São Paulo: dicas para passar o fim de ano na capital

São Paulo é a maior cidade da América do Sul, tem grande participação na economia nacional e está entre 10 maiores metrópoles do mundo. Passou a ser uma cidade importante não só no mundo dos negócios como também por ter inúmeros restaurantes sofisticados, museus, parques e a cultura diversa, principalmente por conta da influência de imigrantes europeus, asiáticos e das comunidades indígenas.

Essa mistura de referências, tornam a capital ainda mais incrível de ser visitada no final do ano. Afinal, entre festas e eventos temáticos, há muitos passeios para fazer antes ou depois da virada!

Atrações de fim de ano em São Paulo

Imagine explorar uma São Paulo mais calma, sem trânsito parado e até sem filas nos locais?

Dezembro costuma ser o mês mais tranquilo na cidade, sempre a partir da véspera do Natal até o último dia do ano. Isso ocorre pois boa parte dos moradores saem da cidade em busca de novas paisagens, indo para a praia ou para o interior do estado. Nessa época, é mais comum encontrar movimento tranquilo em parques, restaurantes e outras atrações.

Ainda na dúvida? Vale destacar que a variada oferta de hotéis baratos, o tradicional show de fogos e as inúmeras possibilidades de passeios antes ou depois da virada, tornam a viagem para São Paulo ainda mais certeira no fim do ano.

A cidade é repleta de opções de eventos, para todos os gostos. Quando o assunto é curtir a virada do ano em SP, não faltam baladas, restaurantes e festas gratuitas a céu aberto para você escolher! Alguns optam por baladas alternativas que podem ser encontradas para todos os estilos na famosa Rua Augusta. Sampa oferece também opções de festas privadas em hotéis de luxo como o Grand Hyatt e o Hilton Morumbi que costumam oferecer pacotes de hospedagem incluindo jantar de ano novo, festa e hospedagem.

Há quem prefira opções de festas mais tranquilas, com boa comida e a chance de se sentar à mesa para brindar a virada com a família e os amigos. Se este for o seu estilo de viagem, prefira um restaurante tradicional da cidade, como o Terraço Itália ou o DECK484. Alguns tradicionais bares como o Bar Brahma também costumam abrir suas portas com programação especial na noite de final de ano.

A mais famosa e conhecida comemoração é o Réveillon na Avenida Paulista, indicada para quem curte festa na rua, com a maior e mais bonita queima de fogos da cidade e vários shows de artistas famosos no palco montado bem no meio da avenida. E o melhor de tudo isso é que o evento é grátis.

Mais destinos para conhecer indo além de São Paulo:
Campos do Jordão: guia completo para sua trip
Top 3 destinos para se isolar em São Paulo

O que vou encontrar em SP?

Prepare-se para fazer sua viagem para São Paulo e se maravilhar com essa cidade tão grandiosa. Não faltam lugares novos para se visitar, eventos, delícias gastronômicas para experimentar, opções de cultura e comércio, além de lugares surpreendentes e ainda pouco explorados ao se passear por uma bairro pela primeira vez, ou seja, sempre falta algo que você ainda não conhece!

Caminhar pela Avenida Paulista, ir a uma balada na Rua Augusta ou curtir a boêmia da Vila Madalena. No Ibirapuera pode aproveitar para dar aquela corridinha, na Rua Oscar Freire fazer compras luxuosas ou simplesmente ir à Galeria do Rock ou ao Brás e a 25 de março. Enfim, opções do que fazer e lugares para ir é o que não faltam em Sampa.

A Estação da Luz, o Museu de Arte Sacra, o MASP, o Museu Afro Brasil e o Theatro Municipal também merecem ser visitados. Há ainda a região histórica da cidade, com a imponente Catedral da Sé, que faz parte do caminho até o Museu do Futebol.

Tudo isso pode fazer parte do roteiro, além das pizzarias, bares, shoppings, shows, peças de teatro, exposições e eventos de visibilidade mundial como a Fórmula 1. É muita coisa acontecendo, praticamente, ao mesmo tempo em São Paulo.

No final do ano também é tradicional a Corrida Internacional de São Silvestre, que normalmente acontece logo após o réveillon, no primeiro dia do ano, e atrai inúmeras pessoas.

O que comer em São Paulo

São Paulo é uma cidade impressionante que é possível encontrar pratos das mais variadas cozinhas. Seja comida nordestina, chinesa, árabe, peruana, libanesa, japonesa, marroquina, inglesa, polonesa, indiana, alemã também há pratos que são típicos dessa cidade.

Independente de ser numa barraca de rua ou restaurante renomado é possível se surpreender positivamente com sua culinária. Quem nunca ouviu falar do virado à paulista? Esse é um prato tradicional desta capital que é servido desde os anos 1920. 

Trata-se de uma comida simples feita com bisteca de porco, couve, tutu de feijão, arroz e ovo frito. A quantidade e a variedade é o suficiente para qualquer um passar o dia trabalhando.

Mas além desse prato há um sanduíche que todos ao menos já ouviram falar: o bauru. Ele é feito de pão francês com tomate, queijo derretido e roast beef. É simplesmente sensacional e deve ser experimentado por quem nunca teve a oportunidade de saborear essa delícia típica de São Paulo.

Seguindo nesta linha fica impossível não falar do famoso sanduíche de mortadela que é encontrado no Mercadão. A quantidade de mortadela servida dentro do pão francês é impressionante e agrada a qualquer um que deseje saboreá-lo.

O picadinho também é uma delícia. Ele é servido nos restaurantes com feijão, arroz, carne em cubos, farofa e ovo frito. O que dizer então do cuscuz paulista? Essa receita é caipira, mas que vários restaurantes de São Paulo oferecem em seu cardápio. 

Se é para falar de gostosura então o pão na chapa não pode ficar de fora. Ele é um clássico das manhãs nas padarias paulistanas. Geralmente é servido com um copo americano de café ou pingado e apesar de ser bem simples é uma delícia irresistível. 

O sanduíche de pernil também é típico de São Paulo e é um clássico das madrugadas. Com certeza vale  a pena experimentar não apenas ele como também todos os outros pratos que somente nesta capital são servidos com um sabor ainda mais especial.

Quer saber mais sobre o que fazer na capital paulista na época do final do ano e como programar a sua viagem para este destino imperdível? Confira nosso guia, com tudo sobre São Paulo, com muitas dicas de atrações, quanto custa a viagem e muito mais.