Qatar: conheça o destino da Copa do Mundo de 2022

13 de maio de 2021

A Copa do Mundo é o evento esportivo mais assistido em todo o planeta. De quatro em quatro anos, ficamos ligados na telinha e nos emocionamos com cada jogada, lance e gol. É muito mais do que só futebol! Todo ano traz uma novidade: uma seleção azarona, outra que ninguém imaginou que perderia, um novo país-sede e a oportunidade de conhecer uma nova cultura. 

A próxima edição será o primeiro mundial disputado no Oriente Médio, e como somos apaixonados por viagens, não poderíamos deixar de explorar o país-sede da Copa de 2022, o Qatar. Anote cada dica e bora nessa trip!

Onde fica?

O Qatar fica no Oriente Médio e é um país peninsular do mundo árabe que se estende da Arábia Saudita para dentro do Golfo Pérsico. Suas terras são desérticas e planas até o litoral, que ostenta belas praias de areia clara.

Graças à enorme modernização do país nos últimos anos, o Qatar está se tornando uma parada estratégica para viagens entre o Brasil e a Ásia. Por isso ficou muito mais fácil chegar até lá. Hoje em dia, a Qatar Airways faz voos diretos de São Paulo para o aeroporto supermoderno da capital Doha, e o trajeto costuma durar em média 14 horas.

Quando ir?

Por ser uma região desértica, as temperaturas no verão – que por lá acontece entre junho e setembro – podem facilmente passar dos 40 °C. É por isso que a própria Copa do Mundo de 2022 não acontecerá em sua época tradicional, junho e julho, mas sim em novembro e dezembro. Esses meses marcam o outono no país e o começo das temperaturas mais amenas, que se estendem até maio.

O que fazer?

Além dos jogos durante a Copa, a capital, Doha, pode oferecer passeios incríveis. Comece pelo cartão-postal mais famoso do país, o Distrito Financeiro. Por lá você passeia entre prédios enormes de arquitetura futurista, e a melhor maneira de fazer isso é por Corniche, um calçadão que se estende à beira-mar. O passeio pode ser feito tanto a pé quanto de barco pela baía.

Em uma das pontas do Al Corniche você encontra uma ilhota colada ao porto que abriga uma construção moderna e arrojada: é o Museu da Arte Islâmica. Ele conserva a maior coleção de itens históricos, artefatos e obras do mundo islâmico. Continue seu passeio cultural no complexo Katara Cultural Village, que reúne atrações musicais, peças de teatro e galerias de arte.

Se você busca uma experiência ainda mais tradicional do mundo árabe, vá para o Souq Waqif, um enorme mercado onde se encontram os melhores temperos, frutas secas e roupas. Mas não esqueça de sempre pechinchar! 

A cerca de 100 km da cidade está o forte Al Zubarah, o patrimônio arqueológico que guarda as ruínas de um vilarejo do século 18. É uma verdadeira viagem no tempo!

A Copa do Mundo no Qatar é a oportunidade perfeita para conhecer as belezas desse país árabe. Aproveite os melhores preços e promoções no Submarino Viagens e bora nessa trip para conhecer tudo de pertinho.