Melhores praias do Nordeste: conheça 3 praias que não podem faltar na sua viagem de verão

24 de outubro de 2020

O litoral do nordeste brasileiro tem mais de 3 mil quilômetros de praias. Com tantas opções incríveis, não foi fácil escolher este top 3, mas fizemos uma forcinha. Para ajudar você a escolher sua próxima viagem, selecionamos três das praias mais bonitas do Nordeste!

1. Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (Pernambuco)

Sabemos que qualquer lugar em Fernando de Noronha é lindo e que todas as praias poderiam ser consideradas as mais bonitas do Nordeste, mas escolhemos a Baía do Sancho para representar esse paraíso.

Escolhida várias vezes pelo Travellers’ Choice como a melhor do mundo, a Baía do Sancho é mesmo incrível. Cercada pela vegetação preservada e uma alta falésia que delimita o local, a praia tem areia branca, águas limpíssimas e rica fauna que encanta os mergulhadores.

Você pode chegar por terra (com uma descida por escada, que tem um certo grau de dificuldade) ou pode optar por uma alternativa mais tranquila e chegar até a praia de barco. Fique atento, porque em algumas épocas do ano o acesso é limitado por ser período de desova de tartarugas.

Desde o início de outubro, todas as praias e atrações da ilha de Fernando de Noronha foram liberadas para acesso dos turistas, sendo obrigatória a apresentação do resultado negativo para a covid-19. Saiba mais sobre a reabertura de destinos aqui!

2. Trancoso, na Bahia

Uma das praias mais famosas e badaladas da Bahia, Trancoso reúne tudo o que a gente gosta: sol, praias de areia branca, paisagens de tirar o fôlego, diversão e excelentes opções de hospedagem.

Antes de as pousadas e resorts de luxo se instalarem, Trancoso era uma pacata vila de pescadores como muitas do Nordeste, visitada por hippies nos anos 70. Agora, o lugar se transformou em destino de celebridades que passeiam pelas casinhas e restaurantes do Quadrado, o centrinho preservado da vila. Na praia, você pode escolher ficar deitado embaixo de um coqueiro ou curtindo todo o conforto oferecido por uma das barracas de praia. Algumas colocam colchões, almofadas e grandes guarda-sóis para você relaxar enquanto aprecia o mar de água azul-turquesa.

À noite, passeie pelo Quadrado para conhecer os restaurantes e lojas de artesanato. Quem sabe, depois do jantar você pode conferir uma apresentação de capoeira ou um show surpresa.

Para chegar em Trancoso, você deve pegar um transporte ou alugar um carro em Porto Seguro. Aproveite para conhecer também as praias de Caraíva e Arraial d’Ajuda, que são vizinhas de Trancoso e também são lindas.

3. Praia de Jericoacoara, no Ceará

Jeri, para os íntimos, fica a 300 quilômetros da capital Fortaleza e é um verdadeiro paraíso de areias brancas e fofas. Você pode relaxar deitado em uma rede na beira do mar de águas transparentes e colocar o bronzeado em dia conhecendo as dunas e lagoas que fazem de Jericoacoara uma das mais belas praias do Nordeste.

O que antes era só uma simples vila de pescadores se transformou em um dos destinos mais desejados do Ceará, com boa infraestrutura de pousadas e hotéis.

Entretanto, Jeri continua com o seu charme e belas paisagens, como a Lagoa do Paraíso, a Duna do Pôr do Sol, o Mangue Seco e a Pedra Furada, cartão-postal do lugar.

Para chegar à vila, você deve contratar um transfer privado ou compartilhado saindo do Aeroporto de Jericoacoara ou do Aeroporto de Fortaleza. Lembrando que não é possível circular dentro da cidade de carro.

Com o verão se aproximando, o desejo de conhecer esses destinos incríveis só aumenta. Por isso, comece a planejar a sua viagem de férias e aproveite para conhecer o melhor do Brasil. Lembre-se sempre de manter todos os cuidados esperados no novo jeito de viajar daqui para a frente, fugindo de aglomerações e usando máscara de proteção e álcool em gel. Antes de viajar, fique atento às recomendações do local de destino.

👉 A região Nordeste tem quilômetros de litoral recheados de lindas praias e lugares paradisíacos. Muitas delas poderiam estar nesta lista e não foi fácil escolher essas três  😉 Qual seria o seu top 3 de praias mais bonitas por lá?