Pegada de carbono: tudo o que você precisa saber para controlar a sua

19 de janeiro de 2022

Todo ser humano deixa pegadas e marcas no mundo. Com a pegada de carbono é a mesma coisa: se você existe, está emitindo carbono. 

A pegada de carbono representa a área terrestre necessária para depositar as emissões de gás carbônico decorrentes da queima de combustíveis fósseis e da produção de cimento. Ela representa o volume total de gases do efeito estufa gerados pelas atividades econômicas e do nosso cotidiano. 

Mas o que isso tem a ver com a sua trip? Tem tudo a ver, e a gente vai te explicar!

Pegada de carbono e estilo de vida

Mesmo as menores ações do nosso dia a dia acabam influenciando o impacto que deixamos no planeta. Nosso estilo de vida e a forma como nos vestimos, comemos, nos locomovemos e viajamos contribuem para a emissão de carbono na atmosfera. 

Inclusive, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a pegada de carbono da humanidade é a principal causa das mudanças climáticas, porque as emissões de gás carbônico que estamos gerando acontecem num ritmo muito maior do que a Terra é capaz de absorver. 

Cada habitante da Terra gera em média quase 4 toneladas anuais de gás carbônico – só nos Estados Unidos essa quantidade chega a quadruplicar, segundo a ONG The Nature Conservancy. 

Sempre que viajamos, produzimos pegadas de carbono com o combustível do carro e do avião, com as sacolas e embalagens de produtos que compramos, com os alimentos que contêm alta quantidade de proteína animal, com o descarte incorreto do lixo, entre outros hábitos. A boa notícia é que você pode diminuir a sua pegada e até mesmo neutralizá-la com mudanças de atitudes no seu cotidiano e nas suas trips.

Trip consciente

Por isso é tão importante buscar alternativas sustentáveis de turismo e viagens mais conscientes. Você pode curtir experiências inesquecíveis e viagens com propósito buscando maior conexão com a natureza, tendo mais tempo para viver a cultura local ou escolhendo uma alimentação mais saudável e outras alternativas de transporte. 

O mais importante é que cada um de nós seja capaz de adotar novas medidas todos os dias, a fim de reduzir ao máximo a emissão de carbono no planeta. Afinal, nossa sobrevivência também depende disso. 

Turismo sustentável

Que tal viajar de forma mais consciente? Busque empresas aéreas, transportes locais e hospedagens mais sustentáveis. Já existem muitas opções que usam fontes de energia renováveis, reduzem a quantidade de resíduos e reciclam o lixo, além de estarem comprometidas com a compensação das emissões de carbono. 

Por exemplo, quando o hotel ou pousada tem o selo Carbon Free, significa que é “carbono neutro”, ou seja, não deixa pegadas. Um estabelecimento “carbono neutro” se preocupa em reduzir suas pegadas e compensar as restantes. Essa neutralização pode ser feita por meio da implantação de fazendas de energia eólica ou solar ou com o plantio de árvores. Empresas com esse selo também podem exigir que seus fornecedores sejam “carbono neutro”. 

Outra forma de reduzir a sua pegada é consumir produtos locais, que respeitam a sazonalidade de plantio e são elaborados de forma sustentável. Quando estiver viajando, prefira se deslocar a pé ou utilize transporte público e bicicleta. 

Além disso, reduza a quantidade de resíduos produzidos em suas viagens, reutilize embalagens e separe-as para reciclagem. Lembre-se de regular o aquecimento ou ar-condicionado de sua hospedagem para economizar energia. E, claro, é importante conscientizar mais pessoas sobre a necessidade de reduzir a pegada de carbono.

Sua trip e sua vida vão ficar muito mais leves e o planeta agradece! No Sub você encontra diversas opções de hospedagens sustentáveis, corra já para o nosso site e confira!