Patagônia: entenda o clima por lá e confira quando ir

19 de dezembro de 2019

Quando o objetivo é ter experiências autênticas e curtir a viagem em um destino praticamente desabitado como a Patagônia, é essencial que você conheça qual a melhor época para ir e se precaver. Sabendo mais sobre as temperaturas por lá você também vai entender como se preparar para essa aventura e até mesmo compreender a geografia da região, localizada no extremo sul da América do Sul. Confira!

Quando ir

Prefira os meses em que o frio é menos intenso, como no verão. A melhor época, e a mais procurada pelos turistas, é entre dezembro e fevereiro. Por outro lado, se você precisa de datas flexíveis para viajar, dá para considerar o final de novembro até o começo de abril. Esse período oferece dias mais ensolarados e as temperaturas se mantém agradáveis. A média é entre 28 e 15 graus.

Lembrando que não há muitas semelhanças entre o verão da Patagônia e o verão do Brasil. Por lá, há uma variação muito grande no clima durante o dia todo e em alguns horários, como à noite, quando a sensação varia entre 10 a 5 graus. Sendo assim, leve roupas adequadas para não sofrer se o clima estiver bem maluco. Tudo pode mudar em poucas horas entre chuva, sol, ventos fortes ou neve.

chile-torres-del-paine-patagonia-quando-ir

Tem chuva na Patagônia?

O nível de chuvas é equilibrado e bem distribuído durante o ano todo, incluindo chuvas e neve. Por essa razão, é possível encontrar chuva ou neve em intensidades similares em todos os meses. Historicamente, as precipitações são mais frequentes em março.

Passeios no verão

O verão na Patagônia é conhecido por oferecer dias mais longos e demora mais para escurecer. Aproveite esses meses para programar o seu roteiro por geleiras, trilhas e montanhas em pontos quase inóspitos entre a Argentina e o Chile. Mas, antes de definir suas atrações preferidas, saiba que dá para conhecer a Patagônia de várias maneiras e sempre falta algum lugar para se visitar.

Uma dica é passar pelo menos 2 dias em diferentes cidades. Na Patagônia argentina, visite Ushuaia para ver pinguins e partir para a navegação por glaciares gigantes. Vá também a El Calafate, onde fica o famoso glaciar Perito Moreno. Essa atração tem cerca de 60 metros de altura e 5 km de largura.

Aproveite e confira mais dicas da Argentina aqui!

Já do lado da Patagônia chilena, o principal destino é Puerto Natales. Por lá há bons hotéis para quem vai explorar o Parque Nacional Torres del Paine.

Tem mais sobre as atrações do Chile aqui!

chile-patagonia-pinguins-quando-ir

Onde fica a Patagônia

A Patagônia fica na Argentina e no Chile. O ponto que marca a divisa entre os dois países é a Cordilheira dos Andes. Essa área é tão grande que engloba 5 províncias argentinas e o lado leste da Terra do Fogo, na Argentina. No Chile, abrange 4 regiões, incluindo o sítio arqueológico de Monte Verde e a ilha Chiloé, além do lado oeste da Terra do Fogo.

Outra sugestão de destino que faz parte da Patagônia é a famosa Bariloche, que é linda tanto no verão quanto no inverno. Olha só oferta para lá:

Pacote para Bariloche

  • Ida e volta
  • Saindo de SP
  • 4 diárias

a partir de

R$

1.345

Ver disponibilidade

Parcele em até 12x sem juros

* Tarifa sujeita a alteração

Para conferir como chegar e economizar na sua reserva, mesmo na alta temporada, fique de olho nas nossas ofertas de passagens aéreas e pacotes para a Patagônia!