5 passeios culturais secretos no Rio de Janeiro

17 de março de 2022

Nem só de sol e mar vive o turismo no Rio de Janeiro. Quem visita a capital pode (e deve) ir além das praias e explorar passeios diferentes e cheios de cultura e história local. 

Selecionamos uma lista incrível de cinco passeios para fazer na cidade que fogem do óbvio e que têm ingressos a preços muito acessíveis ou gratuitos. Bora nessa trip pela Cidade Maravilhosa?

1. Santuário da Penha

Vamos começar pela Basílica Santuário da Penha, que conta com uma grande infraestrutura e fica em uma enorme e belíssima área verde. A localização é de fácil acesso: é possível chegar ao local de carro ou de transporte público, descendo na Estação Penha. Para atender aos romeiros e turistas, o santuário conta com bebedouros, lanchonete e banheiros.

A arquitetura atual da basílica data de 1925 e, além da sua beleza externa e interna, proporciona uma vista excepcional do Rio. Para os mais animados, é possível subir até a basílica pela escadaria principal de 382 degraus. Já para os que não querem tanta aventura assim, é possível subir de bondinho.

Para mais informações, acesse: https://www.basilicasantuariopenhario.org.br/

2. Forte de Copacabana

Na época do Brasil Colônia, vários fortes foram construídos para proteger o território de possíveis invasores. Na Baía de Guanabara, foi idealizado o “Sistema Defensivo da Cidade do Rio de Janeiro”, com fortificações de artilharia, dando origem ao Forte de Copacabana. 

Hoje ele abriga o Museu Histórico do Exército, um dos principais museus militares do país, com origens que remontam ao século XIX. Deixando seu caráter militar no passado, hoje o forte é um passeio cultural acessível – o ingresso custa R$ 6.

A ampla área do forte também deu lugar a cafés, como a cafeteria da tradicional Confeitaria Colombo, com mesas ao ar livre e uma vista espetacular da praia de Copacabana.

Para mais informações, acesse: http://www.mhexfc.eb.mil.br/pt-br/ingressos.html 

3. Real Gabinete Português

Que tal se perder num mar de livros em estantes que vão do chão ao teto? Um lugar cultural imperdível para visitar no Rio é o Real Gabinete Português, fundado em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses que resolveram criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus sócios. Em 1900, o Gabinete Português de Leitura transformou-se em biblioteca pública, permitindo a qual­quer pessoa o acesso aos livros. 

O Real Gabinete está aberto à visitação em dias úteis, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Com sua imponente arquitetura, seu impressionante salão de leitura e sua enorme importância cultural tanto para Portugal quanto para o Brasil, é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. 

Para mais informações, acesse: https://www.realgabinete.com.br/ 

4. Museu da República

Viaje no tempo ao visitar o Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867 e consagrado monumento de importância histórica, arquitetônica e artística. 

Em 1938, o Palácio do Catete e seu jardim foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1960, com a criação do Museu da República, o jardim foi aberto ao público.

Palco de reuniões políticas e recepções imponentes, a visita proporciona muitas informações a respeito de momentos marcantes na história do Brasil.

Para mais informações, acesse: https://museudarepublica.museus.gov.br/

5. Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O belíssimo prédio foi inaugurado em 1909 e se tornou a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, tendo recebido grandes nomes brasileiros e internacionais da dança, da música e da ópera.

Para conhecer em detalhes esse que é um dos principais patrimônios culturais do Brasil, uma boa opção é fazer a visita guiada que é oferecida ao público.

Para mais informações, acesse: http://theatromunicipal.rj.gov.br/ 

Com esse roteiro sua visita ao Rio fica ainda mais completa. E para chegar lá pagando os menores preços e se hospedando nos melhores hotéis, venha de Sub! Confira nossos pacotes para o RIO.