Para os mega aventureiros: 4 picos mais altos do Brasil

17 de abril de 2019

Você é daqueles que adoram aventuras compostas por trilhas, desafios e paisagens paradisíacas?Daquelas que te levam aos pontos mais altos de uma montanha, para então contemplar a imensidão lá de cima?

Então acaba de chegar ao lugar certo. Neste artigo selecionamos os 4 picos mais altos do Brasil para te ajudar na programação da sua próxima trip, rumo a lugares que exigem aquela vontade interminável de superar desafios. Confira!

Pico da Neblina

Para começar do jeito que todo apaixonado por montanhismo gosta, vamos logo a maior altitude do Brasil, o Pico da Neblina. Com 3.014 metros de altitude, este destino fantástico está situado em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas e próximo à fronteira com a Venezuela.

Ao seu lado se encontra o também imponente Pico 31 de Março, com seus 2.973 metros. Ambos se localizam dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina. Você sabia que ele é conhecido por abrigar importantes comunidades indígenas, como a dos Yanomamis?

Para chegar lá, você deve partir da cidade de São Gabriel da Cachoeira. Para poder conhecer ambas as montanhas, é necessário obter autorização do IBAMA. Além disso, é indicado contar com um guia experiente que conheça bem os segredos da floresta.

Afinal, essa não é só a montanha mais alta do Brasil, mas um verdadeiro desafio de resistência para quem pretende conquistá-la. Portanto, antes de arrumar a mochila e seguir rumo às alturas, é necessário que você tenha preparo físico e um pouco de experiência.

Monte Roraima

Monte Roraima

O Monte Roraima é tão surreal que, ao invés de seu ponto mais alto ser um cume, o que existe é uma gigantesca área plana com 90 quilômetros quadrados. Com certeza é um dos lugares mais alucinantes do nosso Brasil. Por isso, merece ser desbravado por todo trilheiro e aventureiro que não se contenta com pouco.

Localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela, o pico tem 2.734 metros de altitude. Lá se encontra a enorme pedra que proporciona uma vista simplesmente arrebatadora. Há águas translúcidas em sua superfície, quedas d’água nas laterais, sem contar a maior caverna de quartzo do mundo.

Para chegar lá, você deve ir até Boa Vista, capital de Roraima, cruzar a fronteira e seguir pela trilha. Chegar ao topo desse gigante exige disposição, são cerca de 3 dias para subir e 2 para voltar. Porém, apesar do trekking ser longo, o nível de dificuldade é médio, já que a maioria do caminho não é muito íngreme.

 

Pico da Bandeira

Pico da Bandeira

Agora vamos rumo à terceira maior altitude do Brasil. Com 2.892 metros, o Pico da Bandeira. Esta beleza natural do Brasil está localizada entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Além da imponência, traz uma fauna e flora abundantes, proporcionando aos aventureiros uma sintonia ímpar com a natureza.

Para contemplar toda a sua magnitude é possível realizar o trail até o cume de madrugada, para então, curtir o nascer do sol lá de cima. Ou, quem prefere se aventurar durante o dia, ao chegar no topo da montanha,  pode admirar um pôr do sol simplesmente inesquecível.

O caminho pode ser iniciado pelo município de Alto Caparaó, na região mineira. Também é possível começar a subida pelo Espírito Santo. Porém, essa é para aqueles que buscam um trekking altamente radical e têm experiência para isso, pois o nível de dificuldade é alto.

 

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

A cidade de São Paulo é conhecida por seus edifícios e arranha céus. Porém não é só de concreto que a maior cidade do Brasil é feita. Há lugar para quem curte encarar alturas e superar desafios em contato com a natureza.

Entre as montanhas dessa metrópole está o Pico do Jaraguá que tem cerca de 1.132 metros. Ele pode ser avistado em diversos pontos da capital paulista em dias de céu claro.

Está situado em uma área preservada da Serra da Cantareira. O acesso é feito pela Trilha do Pai Zé e o trajeto dura cerca de uma hora em meio a mata fechada.

A boa notícia é que o nível de dificuldade é considerado fácil. Portanto, iniciantes nessa trip que é altamente viciante e se transforma em um estilo de vida, são muito bem vindos!

Agora que você já sabe mais sobre alguns picos imperdíveis desse Brasil, escolha o seu destino, arrume a mochila  e comece a se preparar para a aventura! Ah, não esqueça de levar a câmera para registrar a imensidão que esse país tropical revela quando visto de cima.