O que você precisa saber para aproveitar a Turquia, conheça Istambul!

20 de abril de 2021

A Turquia é um destino euroasiático singular que tem sido muito explorado por viajantes brasileiros nos últimos anos. Istambul é a maior cidade do país e tem a particularidade de estar em dois continentes: o europeu e o asiático. A cidade respira história, arte e cultura e oferece experiências únicas, novos sabores e uma cultura ancestral riquíssima.

Desde 2010, a Turkish Airlines passou a realizar voos diretos entre São Paulo e Istambul, o que facilitou e aumentou o fluxo de turistas brasileiros no destino. Hoje em dia, é comum encontrar guias especializados que falam português. 

Por isso, preparamos para você este artigo Especial Turquia mostrando o que fazer em Istambul, dicas e curiosidades sobre o país para te inspirar. Pegue o papel e a caneta, anote tudo e bora nessa trip! 

Como chegar

Como mencionado acima, a Turkish Airlines faz voos diretos até Istambul, por isso a maneira mais prática e fácil é por esse meio. Porém, nada impede que você opte por outras companhias e combine a sua viagem com outros destinos na Europa ou no Oriente Médio.

O principal aeroporto do país é o Atatürk, que fica a cerca de 22 km do centro de Istambul. A rede de transporte público atua muito bem por lá e é fácil se locomover. Muitos hotéis também oferecem opção de transfer, então, vale a pena se informar sobre o serviço, porque facilita imensamente a vida do viajante.

Quando ir

Tudo vai depender do seu estilo de viagem e das atrações que você quiser visitar. Se você quer ver neve, a época mais recomendada é de novembro a fevereiro. Algumas cidades, como a Capadócia, ficam lindas no frio. Já nos outros meses, o clima é mais ameno. Os meses mais quentes são junho, julho e agosto – porém, essa é justamente a época de alta temporada, por isso, você com certeza vai encontrar preços mais salgados e um fluxo maior de turistas. Entretanto, é também a melhor época para aproveitar as praias, então, não esqueça de levar roupas leves e protetor solar, viu?

O que fazer?

 

Como Istambul é uma das raras cidades do mundo que estão em dois continentes ao mesmo tempo, uma parada obrigatória é o Estreito de Bósforo, o canal que corta a Europa e a Ásia e que tem comprimento de aproximadamente 30 km. A travessia deve ser feita de barco e oferece uma vista maravilhosa de deixar qualquer um de boca aberta. A experiência é única! O ideal é reservar mais ou menos 2 ou 3 horas para aproveitar o passeio por completo.

Istambul, apesar de não ser a capital da Turquia, é a maior cidade do país. Recomendamos conhecer também a parte antiga da cidade, na praça Sultanahmet. O local é lindíssimo e lá você poderá tirar muitas fotos em um cenário estonteante. A partir dali fica fácil visitar outros lugares turísticos muito famosos em Istambul: a Mesquita Azul e a Santa Sofia, duas construções históricas da época bizantina que permanecem quase intactas.

Outro rolê que não pode faltar de jeito nenhum é uma visita ao Grand Bazaar, um dos mercados mais antigos do mundo. São mais de 4 mil lojas espalhadas em que você encontra cerâmicas, tapetes, antiguidades e todo tipo de lembrancinha. Ah, e não esqueça de pechinchar, viu? Além de ser cultural negociar o preço das mercadorias, é comum cobrarem mais caro dos turistas. Então, pechinche!

E aí, ficou com vontade de conhecer Istambul? Então, prepare-se para a dica mais valiosa deste artigo: corre para o site do Submarino Viagens e aproveite os melhores preços para sua viagem!