Comemore o aniversário de Belém: saiba o que fazer por lá!

12 de janeiro de 2022

Em 12 de janeiro é comemorado o aniversário de Belém, por isso reunimos algumas dicas para você fazer a festa na cidade. Aproveite a sua viagem para mergulhar na cultura paraense e curtir os principais pontos turísticos e atrações de Belém do Pará. Bora nessa trip?

O que fazer em Belém?

Mercado Ver-o-Peso

Um dos mercados públicos mais antigos do país, o Mercado Ver-o-Peso foi inaugurado em 1625 e remodelado em 1901, quando ganhou uma arquitetura em estilo art nouveau. Localizado na Baía de Guarajá, na desembocadura do Rio Amazonas, é o melhor lugar para encontrar produtos amazônicos, lembrancinhas e elixires feitos de plantas da Amazônia. Aproveite para provar cupuaçu e castanha-do-pará fresquinhos. 

Estação das Docas

Ao lado do Mercado Ver-o-Peso, na orla fluvial do antigo porto de Belém, fica esse lindo complexo turístico inaugurado no ano 2000. São 32 mil metros quadrados onde você vai encontrar o Teatro Maria Sylvia Nunes, o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco, além de boas opções gastronômicas com muitos bares e restaurantes, ambientes com ar-condicionado, uma linda vista para a Baía do Guajará e eventos culturais. 

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Uma das festividades religiosas mais conhecidas do Brasil e uma das maiores do mundo, o Círio de Nazaré costuma reunir mais de dois milhões de pessoas na procissão que acontece em outubro. Durante o ano inteiro a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré está aberta à visitação e você pode conhecer a imagem original da santa. 

Theatro da Paz

Exemplo da riqueza do ciclo da borracha, a arquitetura do Theatro da Paz encanta com lindos detalhes. Faça o tour guiado para conhecer todos os detalhes dessa verdadeira joia de Belém. 

Centro Histórico

Os edifícios da Cidade Velha remetem aos séculos XVII a XIX e merecem a sua visita. O circuito inclui o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, a Catedral Metropolitana de Belém, a Praça Dom Frei Caetano Brandão e o Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre. 

Passeio de barco na Baía do Guajará e no Rio Guamá

Que tal conhecer a cidade por outro ângulo em um passeio de barco? Os barcos saem das docas de manhã e à tarde e o passeio dura 2h. Além das belas paisagens de Belém, você vai poder curtir apresentações musicais e danças típicas, como o carimbó. 

O que comer?

A gastronomia paraense é uma das principais atrações de Belém e tem diversos pratos que vão te surpreender. Comece experimentando o açaí paraense, que costuma ser acompanhado de farinha e peixe frito. Prove também maniçoba, caldeirada e feijoada paraense, tacacá e pato no tucupi. 

Belém também é famosa por sua variedade de peixes e farinhas, e uma delas foi premiada internacionalmente: a farinha de Bragança.

Como chegar? 

Fique de olho para conseguir promoções de passagens aéreas para Belém. Para chegar à cidade, você pode fazer um passeio de barco de Manaus a Belém ou seguir num voo direto para o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans. 

A trip para Belém vale cada minuto e você vai adorar conhecer essa incrível cidade do norte do Brasil. Aproveite as melhores ofertas no site do Sub para planejar essa viagem!