Conheça o melhor do Nordeste para a sua trip!

18 de agosto de 2021

Quando ouvimos falar no Nordeste, logo de cara pensamos nas praias incríveis para curtir no verão. Afinal, o litoral nordestino é um dos mais bonitos e ricos do mundo, com lindas paisagens, cultura, diversão e recantos praticamente desertos. 

Entretanto, o Nordeste não é só praia. Além da gastronomia típica nordestina, a trip também pode incluir vários destinos imperdíveis para quem gosta de aventura, ecoturismo e diversão. Quer saber mais sobre esse lugar único no mundo? Então, segue a gente nessa trip!

Quando ir para o Nordeste?

A maioria das pessoas prefere viajar para o Nordeste nas férias de verão para aproveitar ao máximo o calor do sol. Em geral, o verão nordestino é o período menos chuvoso, e o inverno acontece entre os meses de março e julho, quando há mais chuvas. Fique de olho na previsão para o destino – por exemplo, para conhecer os Lençóis Maranhenses, o melhor período é entre agosto e novembro.

Já o inverno, entre maio e setembro, é a melhor época para viajar para a Chapada Diamantina, na Bahia. Por lá, as chuvas se concentram entre outubro e abril, quando fica mais difícil percorrer as trilhas e aproveitar as cachoeiras.

Em qualquer época do ano, você pode aproveitar o melhor do Nordeste brasileiro. Escolha o seu destino entre os nove estados cheios de atrações, passeios inesquecíveis e paisagens únicas.

O que fazer no Nordeste?

No verão

Para quem gosta de agito, o verão nordestino é perfeito. As praias mais famosas costumam ter festivais de verão com shows e atrações culturais. Além disso, é o período ideal para curtir o litoral.

Aventura

O Nordeste também é o refúgio ideal para quem busca aventura. Além das paisagens mágicas da Chapada Diamantina, você pode conhecer as belezas da Serra da Capivara, no Piauí, e os encantos das praias quase desertas de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Que tal percorrer de barco os cânions do Rio São Francisco entre Alagoas e Sergipe? Se preferir, experimente um passeio radical de buggy pelas dunas de Natal, no Rio Grande do Norte.

Praias

Os cactos da Paraíba conquistaram o Brasil, mas o estado também é famoso por ter a primeira praia de nudismo no país, a tão falada praia de Tambaba.

Algumas das praias mais famosas e badaladas do Brasil estão no Nordeste. Você já deve ter ouvido falar das piscinas naturais de Maragogi e Porto de Galinhas, da badalação de Trancoso, das dunas de Genipabu, da diversão de Pipa e Porto Seguro, dos resorts da Costa do Sauípe, entre outras praias. Em todas elas você vai encontrar excelentes opções de hotéis, culinária rica em pratos típicos preparados com frutos do mar fresquinhos, muito sol e coqueiros e um povo acolhedor.

Cultura

Do forró ao samba de coco: se jogue nas grandes festas juninas do Nordeste

Recife e Salvador são capitais que reúnem muita história para contar em seus museus e igrejas centenárias. Cada recanto tem um traço da cultura nordestina que vale a pena aproveitar: dançar forró nas festas juninas de Caruaru e Campina Grande, pular carnaval em Olinda, em Recife e nas ladeiras de Salvador ou acompanhar a turma do boi-bumbá e do reggae no Maranhão.

Com essas dicas, o seu roteiro para curtir o melhor do Nordeste vai ficar completo. Agora, aproveite as nossas ofertas para viajar e conhecer a região Nordeste, a mais animada do Brasil. Oxe!