Inspire-se: 9 dicas para curtir os 9 estados do Nordeste

18 de maio de 2020

O Nordeste tem tudo que você pode desejar em uma viagem: lugares paradisíacos, povo acolhedor, praias lindíssimas com muita diversão e outras mais tranquilas para relaxar. Gastronomia diversificada, destinos com a natureza preservada e locais históricos.

Seja para viajar sozinho, com seu amor, família ou amigos, o Nordeste tem os destinos perfeitos!

Aproveite esse momento para pesquisar e planejar a sua próxima viagem. Confira algumas dicas para curtir os 9 estados do Nordeste e inspire-se.

1 – Cachoeiras de Bonito – Pernambuco

Pertinho de Recife, a cidade de Bonito é um oásis para quem curte explorar trilhas e se refrescar em cachoeiras. Consideradas uma das 7 maravilhas de Pernambuco, as cachoeiras de Bonito são um passeio obrigatório.

2 – Chapada Diamantina – Bahia

Você já deve ter ouvido falar da incrível Chapada Diamantina, na Bahia. Destino número 1 dos amantes do ecoturismo, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é realmente um lugar mágico.

Comece a trilha por Lençóis e se aventure pelo Vale do Capão. Mergulhe nas inúmeras cachoeiras e aproveite o trekking no Vale do Paty.

3 – Cachoeiras da Chapada das Mesas – Maranhão

O Maranhão é conhecido pelas belezas dos Lençóis Maranhenses, mas o interior também tem os seus encantos.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas tem uma vasta área de natureza preservada, com cachoeiras belíssimas. Prepare-se para a grandiosidade: a Cachoeira Santa Bárbara tem uma queda de 76 metros de altura.

Também vale a pena visitar o Poço Azul e Encanto Azul, piscinas naturais num cenário cinematográfico.

4 – Cânion do Xingó em Canindé do São Francisco – Sergipe

Entre as maravilhas do Nordeste, o Cânion do Xingó é uma atração de encher os olhos.

Formado em 1994, com a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, as águas do Rio São Francisco formaram a imensa represa que é rodeada por imensas formações rochosas.

Para conhecer, embarque no passeio de catamarã que leva você pelas águas do Velho Chico até o lago, passando por muitas surpresas pelo caminho.

5 – Pedra do Ingá – Paraíba

Além das belas praias de João Pessoa e do forró de Campina Grande, a Paraíba é o lar de uma relíquia arqueológica cheia de mistérios.

A Pedra do Ingá possui símbolos e desenhos rupestres, que estima-se terem sido esculpidos há 25 séculos. Localizada na cidade de Ingá, no agreste do Estado, a rocha tem fascinado pesquisadores do mundo inteiro!

Entre eles o escritor Ariano Suassuna, que elegeu a pedra como um ícone da cultura brasileira.

6 – Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí

No interior do Piauí se encontra uma das maiores riquezas culturais do Brasil: o Parque Nacional Serra da Capivara! Entre imensos paredões de rochas, cânions, cavernas e grutas, estão representadas mais de 30 mil figuras que compõem o maior parque de pinturas rupestres do mundo.

Os sítios arqueológicos fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco e estão abertos à visitação gratuitamente.

7 – Praia de Genipabu – Rio Grande do Norte

Cenário dos antigos cartões-postais do Rio Grande do Norte, a Praia de Genipabu é famosa por suas dunas de areia branca e pelos animados passeios de buggy.

Faça um bate-volta de Natal e se encante com a paisagem formada pelo complexo de dunas, praia de águas calmas e linda lagoa.

8 – Canoa Quebrada – Ceará

De antigo refúgio hippie a uma das mais famosas praias do Ceará, a Praia de Canoa Quebrada é o paraíso para quem gosta de curtir o mar calmo, cercado por coloridas falésias e excelente infraestrutura para diversão.

9 – Praia do Gunga – Alagoas

É fácil entender porque Alagoas é um dos lugares preferidos por aqueles que buscam praias paradisíacas. E a Praia do Gunga é um desses destinos imbatíveis, onde o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar forma uma linda combinação de cores.

Sente-se em uma das barracas à beira-mar para aproveitar o sol, a praia de águas mornas e os deliciosos petiscos da gastronomia alagoana.

Quer mais dicas de lugares incríveis no Nordeste? Confira!