Guia Uruguai: confira todas as dicas para conhecer o país

15 de setembro de 2021

Na fronteira com o Rio Grande do Sul está o Uruguai, país latino-americano que oferece paisagens incríveis, atrações magníficas e uma cultura muito hermana. Para inspirar sua viagem para o Uruguai, preparamos este guia com todas as dicas para você. Então, vem com a gente e bora nessa trip!

Quando ir para o Uruguai

montevideu-uruguai-viagens-america-do-sul

Assim como no Sul do Brasil, o Uruguai apresenta um inverno bem frio, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos 15 °C. Por isso, as melhores épocas são o verão e a primavera, quando as temperaturas estão mais altas, podendo atingir os 30 °C. Assim, você pode curtir uma praia com tranquilidade. 

Como chegar

O meio mais simples de chegar é pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, localizado perto de Montevidéu. Companhias aéreas como a Gol e a LATAM fazem voos diretos saindo das principais capitais brasileiras, principalmente Porto Alegre, São Paulo e Rio. Outra opção é ir de ônibus, pois existem empresas que oferecem o trajeto.

O que fazer no Uruguai

A melhor opção é começar por Montevidéu. A capital uruguaia mantém um charme europeu preservado em sua arquitetura de origem espanhola, e o centro histórico oferece uma nostalgia que te faz viajar no tempo. 

No limite entre a Cidade Velha e a Cidade Nova está a Praça Independência, local que ostenta um monumento ao herói nacional, José Artigas – e também é onde fica o seu mausoléu. Ali pertinho está o Palácio Salvo, uma verdadeira obra de arte arquitetônica que durante anos foi a torre mais alta da América do Sul, com 95 metros de altura. Se tiver tempo, faça a visita guiada e surpreenda-se com a riqueza de detalhes.

Se sua vibe é praia, fique tranquilo! O Uruguai é famoso por seus badalados balneários. Ali mesmo em Montevidéu existe a Praia De Los Pocitos. É um ótimo lugar para passear pela orla e tirar uma foto em frente ao tradicional letreiro com o nome da cidade.

punta-del-este-uruguai-viagens-america-do-sul

Outra cidade maravilhosa para visitar no Uruguai é Punta del Este. Localizada no departamento de Maldonado, ela já foi considerada o balneário mais luxuoso da América do Sul. Sua principal atração é uma escultura um tanto curiosa, conhecida como La Mano, Los Dedos ou Hombre emergiendo a la vida. Ela consiste em cinco dedos parcialmente enterrados na areia que emergem como se estivessem saindo da terra. Fica na Parada 1 da Praia Brava, local que também vale a pena incluir em seu roteiro por umas horinhas.

A 13 km de Punta Del Este, Punta Ballena abriga uma edificação escultural, magnífica e surpreendente: a Casapueblo. Construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, foi sua casa de verão e oficina. Hoje em dia inclui um museu, uma galeria de arte, uma cafeteria e um hotel.

Gastronomia uruguaia

Por ser uma cultura tão hermana e platense, o Uruguai oferece uma gastronomia bem semelhante à que encontramos no Rio Grande do Sul e na Argentina: os uruguaios apreciam o mate e um bom asado acompanhado de vinho. Mas se você curte sanduíches, as empanadas e o monstruoso chivito te deixarão satisfeito. E para a sobremesa, é claro que um alfajor ou um dulce de leche são ideais.

E aí, inspiramos sua viagem para o Uruguai? Então corra para o nosso site e não perca os menores preços e melhores condições para a sua trip! Partiu!