Guia Sub Viagens: conheça Recife!

14 de outubro de 2021

A capital pernambucana tem muitos atrativos além das praias. Você vai adorar conhecer a cultura e a gastronomia dessa cidade histórica. Ficou com vontade de saber o que fazer em Recife? Calma, a gente te conta tudo! 

O que fazer em Recife?

São pelo menos dois centros históricos para conhecer: um é o Recife Antigo, com várias construções do período holandês que ajudam a contar um pouco da história do Brasil, e o outro é o centro histórico de Olinda, cidade vizinha a Recife, que oferece, além de um casario colonial, muitas igrejas e uma linda vista do mar e de Recife. 

No Recife Antigo você pode visitar o Marco Zero, o Cais do Sertão e o Paço do Frevo, um museu exclusivo para o carnaval pernambucano. Não deixe de conhecer também a primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. Você vai descobrir muito da história que não aparece nos tradicionais livros escolares – por exemplo, após a expulsão dos holandeses, muitos judeus saíram do país e ajudaram a fundar a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. 

Aproveite para fechar o dia com um passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe, que sai da praça do Marco Zero. Você vai poder apreciar o pôr do sol e as lindas cores das construções à beira do rio, que lembram as paisagens de Amsterdã. 

O centro histórico de Olinda fica a 10 km de Recife, e você pode chegar de ônibus ou táxi. Procure ir pela manhã, para ter disposição de enfrentar as várias ladeiras. A paisagem vale a pena. Comece pelo Alto da Sé e pela Igreja da Sé de Olinda – construída no século 17, sua base foi feita com pedaços de arrecifes retirados do mar. Lá de cima, você terá uma vista espetacular das cidades de Olinda e de Recife e do mar. 

Depois, siga para o Mosteiro de São Bento, construção barroca do fim de 1500. No seu interior, há um altar parcialmente revestido com ouro e lindas imagens de arte sacra. Percorrendo as ladeiras, você vai encontrar diversas construções tombadas como patrimônio histórico que abrigam museus, restaurantes e lojas de artesanato. Escolha um deles para provar a deliciosa culinária típica nordestina, com direito a carne de sol, pirão, macaxeira frita, frutos do mar e sucos naturais.

Outros dois destinos que também são imperdíveis em Recife são o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Brennand. O Instituto abriga um castelo de estilo medieval e um museu com uma rica coleção de armas, armaduras e quadros. Já na Oficina Brennand, você vai encontrar uma incrível coleção de esculturas criadas pelo artista Brennand.

Quando ir para Recife?

Você pode visitar a cidade em qualquer época do ano. Prepare-se para o calor do litoral nordestino e leve roupas frescas para passear. Nos meses de junho, julho e agosto, há maior probabilidade de chuvas fortes; já durante as férias de verão, carnaval e período junino, a capital costuma receber mais visitantes, o que pode aumentar o preço de hospedagem e passagens

Onde comer em Recife?

A culinária pernambucana é rica em sabores e diversidade. Em Recife você encontra restaurantes que servem o melhor da cozinha regional, frutos do mar, comidas típicas de outras partes do Brasil e também internacionais. 

No café da manhã, entre no clima nordestino e prove tapioca, cuscuz e um bom prato de macaxeira com carne de sol. No almoço e no jantar, aproveite para experimentar peixada e moqueca, carne de sol, dobradinha, carne de charque, sarapatel, galinha à cabidela ou a famosa buchada de bode. E para a sobremesa, não pode faltar o tradicional queijo de coalho com mel de engenho e o bolo de rolo.

Recife tem tantas atrações que você vai acabar descobrindo muitas novidades na sua trip. Não perca tempo e comece agora a organizar sua ida para a capital de Pernambuco e do frevo!