Guia Poços de Caldas – Saiba tudo para uma trip inesquecível

6 de novembro de 2021

Famosa por sua estância hidromineral, a cidade de Poços de Caldas celebra no dia 6 de novembro mais um aniversário. Para comemorar, fizemos este guia com tudo que você precisa saber para curtir uma trip inesquecível.

O que fazer em Poços de Caldas?

Localizada no sul de Minas Gerais, Poços de Caldas é uma das cidades mais visitadas do estado. Além de descansar e relaxar nas águas termais sulfurosas, os turistas aproveitam para conhecer a natureza na Serra de São Domingos e os pontos históricos da cidade. Há diversas opções de hospedagem, desde o tradicional Palace Hotel a hotéis modernos e pousadas. 

Uma curiosidade que pouca gente sabe é que Poços de Caldas está localizada na cratera de um vulcão extinto. Isso explica a variedade de águas alcalinas, sulfurosas e termais da cidade.

Thermas Antônio Carlos

Se você quer mergulhar nas incríveis águas termais da cidade, o melhor lugar é o Thermas Antônio Carlos. Inaugurado em 1931, o lugar tem três fontes com águas termais e oferece mais de 30 tratamentos corporais e serviços como banhos termais, hidromassagem, piscina térmica, ofurô e muito mais. 

Cachoeira Véu das Noivas e Cascata das Antas

A cachoeira tem três quedas d’água e fica no Complexo Turístico Véu das Noivas, em uma das entradas da cidade. Você pode aproveitar para fazer um passeio de trem pelo parque. A Cascata das Antas fica bem próxima e tem quedas com mais de 50 metros de altura. 

Fontes termais

Na Praça Dom Pedro II, há uma fonte de águas sulfurosas com alto teor de enxofre a 42 °C. Ela tem poderes medicinais e pode ser usada para inflamações e cuidados da pele. Em diversos pontos de Poços de Caldas você vai encontrar fontes de águas minerais liberadas para consumo. Fique de olho nas placas que sinalizam qual é a indicação de uso da água. 

Cristo Redentor

No alto da Serra de São Domingos, a 1.686 metros, está localizada a estátua do Cristo Redentor, com 16 metros de altura. Lá de cima, você tem uma bela vista panorâmica da cidade e ainda pode aproveitar para conhecer as lojas de artesanato e lanchonetes. Que tal subir até lá de teleférico? Com 1.500 metros de percurso, é o maior do Brasil e tem uma vista incrível até a montanha. 

Lojas de cristais

A cidade também é famosa por suas fábricas de cristais decorativos e louças. As principais lojas são a Cristais São Marcos e a Cristais Cá d’Oro, onde você pode ver a fabricação das peças.

O que comer em Poços de Caldas?

Como uma boa cidade do interior de Minas Gerais, Poços de Caldas está muito bem servida de queijos, doces e bebidas. Visite o Mercado Municipal de Poços de Caldas e prove deliciosas opções da típica culinária mineira. 

Como chegar?

Poços de Caldas fica a 260 km da capital paulista e a 480 km de Belo Horizonte. Você também pode ir até o Aeroporto de Campinas e pegar a estrada, percorrendo 200 km até a cidade. 

Curtiu as dicas? Embarque nessa trip e mergulhe nas águas termais de Poços de Caldas