Guia de João Pessoa – Tudo o que você precisa saber para uma trip completa

5 de junho de 2021

João Pessoa com certeza é uma das capitais mais lindas do Brasil. Ela já foi considerada a segunda capital mais verde do mundo: o título foi conquistado em 1992 pelo então prefeito, Carlos Mangueira, durante a Eco-92. Hoje em dia, com seus 78,4% de arborização, fica atrás de algumas outras cidades, mas mesmo assim encanta qualquer um!

Para inspirar você e motivar sua próxima viagem, preparamos este texto com as melhores dicas de João Pessoa. Então, pega o papel e a caneta para anotar tudo e bora nessa trip!

Como chegar

Chegar em Jampa não é nada difícil: o Aeroporto Internacional Castro Pinto fica a 14 km do centro da capital e recebe voos diários de várias capitais brasileiras. Lá existem várias opções para chegar ao destino: de táxi, de traslado e de ônibus – cujo terminal fica bem no centro da cidade. Para quem prefere uma road trip e parte de algum destino ao sul da Paraíba, o caminho é pela BR-101.

Quando ir

João Pessoa é perfeita o ano todo. Você sempre encontrará temperaturas altas o bastante para curtir uma praia. O único ponto ao qual você deve ficar atento para não atrapalhar a sua trip é a época de chuva, que ocorre de março a agosto.

O que fazer em João Pessoa

Comece seu roteiro pela orla de Jampa. Curta a Praia de Bessa, que é uma das mais bonitas da área urbana, e depois visite o Mercado de Artesanato Paraibano, um local riquíssimo com as mais belas peças de algodão colorido. Não deixe de conhecer a noite nos quiosques do Calçadão de Tambaú e Cabo Branco.

Claro que não pode faltar o rolê mais clássico de João Pessoa: o pôr do sol na Praia do Jacaré. Você com certeza vai se apaixonar pela vista! Aproveite a visita para conhecer o Centro Histórico e visitar um dos maiores exemplos da arquitetura barroca no Brasil, o Centro Cultural São Francisco.

Se for viajar para João Pessoa com mais tempo, vale muito a experiência de fazer um tour pelas praias do litoral sul. Curta o sossego e tranquilidade das praias de Coqueirinho e de Tambaba, a primeira praia de nudismo do Nordeste. O litoral por lá é pouco explorado pelos turistas, o que proporciona uma trip muito reservada e com praias quase privativas, como a Barra do Mamanguape, um dos lugares mais bonitos da costa paraibana.

O que comer

Se você vai para qualquer lugar do Nordeste brasileiro, não pode deixar de aproveitar a culinária local. A gastronomia em João Pessoa segue a linha da comida vigorosa e forte que vem do sertão. Com muito tempero e coentro, os principais ingredientes são carne de sol, feijão-de-corda e manteiga de garrafa. Não deixe de experimentar o baião de dois, o sarapatel, a buchada de bode e a paçoca, que não tem nada a ver com o doce de amendoim. E para a sobremesa, um queijo de coalho com mel de engenho e uma coalhada com rapadura e alfenim.

Você não pode deixar de aproveitar os menores preços no Submarino Viagens para curtir tudo isso de perto. Corra e aproveite a chance de garantir sua trip para Jampa. A gente se vê por lá!