Fala, paulista: 7 lugares na cidade que nunca dorme para você relaxar

20 de março de 2018

São Paulo é conhecida como a cidade que não para e sinônimo de trabalho e correria, certo? O que poucas pessoas sabem é que ela também conta com diversos lugares para relaxar e fugir da agitação. Detalhe: alguns desses espaços são próximos ao centro e, consequentemente, do metrô. Ficou interessado? Então confira sete pontos para aproveitar a calmaria indicados por duas paulistas para lá de relax.

Parque da Luz

Para Hyndara Freitas, paulista de 22 anos, um pouco de silêncio e muita luz são essenciais para o relaxamento. “Sentir a textura da grama, folhas e flores também são coisas que tornam um local muito relaxante para mim”, diz. E um lugar ótimo para isso é o Parque da Luz. “Apesar de ficar na frente da movimentada estação da Luz e numa das áreas mais degradadas do centro da cidade, o parque abriga um grande lago, fontes, gazebos e muito verde. Considero um refúgio na região, onde é possível sentar em um banco, ouvir o som dos pássaros, sentir o pé afofar na terra e ainda ter vista para a arquitetura única da Pinacoteca”, afirma.
Onde fica? R. Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro, São Paulo – SP

Solo Sagrado

Outra indicação que segue o mesmo perfil é o Solo sagrado. Criado pela Igreja Messiânica, o espaço conta com flores coloridas, pássaros, espaço para meditação e uma linda vista para a represa do Guarapiranga. Impossível não se apaixonar, né? “Como é afastado do centro da cidade, o melhor jeito é chegar de carro – vale a pena reservar um dia inteiro”, recomenda Hyndara. “Andar em meio às árvores e flores, descansar sentado na grama, sentir um pouco de ar puro dentro da metrópole: para mim, está é a a receita para um dia de muito relaxamento.”

Onde fica? Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande, São Paulo – SP

Biblioteca Mário Schenberg

Se você é um apaixonado por literatura, certamente vai se encantar por essa opção. Além de ter um ótimo acervo de livros, a biblioteca é clara, calma e tem uma arquitetura belíssima. “Por ficar na Vila Romana – longe do centro –, o local é frequentado apenas por moradores da região, portanto, fica vazio na maior parte do tempo. A biblioteca tem janelas enormes, o que deixa todo o ambiente super iluminado e aconchegante. Gosto de pegar um livro na estante, sentar em uma das mesas e lê-lo enquanto escuto uma música instrumental no fone de ouvido”, comenta Hyndara.
Onde fica? R. Catão, 611 – Vila Romana, São Paulo – SP

Jardim Botânico

Seguindo a ideia de pés na grama, Luiza Ribeiro, paulista de 27 anos indica o Jardim Botânico. “É longe, mas é super tranquilo e lindo! Tem uma escada maravilhosa na entrada, lagos, trilha, estufa… é bem calmo lá”, comenta. Ela alerta para o fato de o parque não permitir a entrada de visitantes com churrasqueira ou bicicletas. “Apenas toalha para fazer piquenique mesmo”, comenta. Luiza destaca, ainda, o jardim é uma ótima opção para casais. Que tal relaxar a dois?

Onde fica? Av. Miguel Estefno, 3031 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Centro Cultural São Paulo

Não conhece esse espaço? Então saiba que está perdendo uma oportunidade incrível não só de relaxar, como de conferir livros maravilhosos e aproveitar atividades artísticas de graça. “Lá você encontra um lugar para relaxar e várias coisas para fazer. O legal é que tem o jardim aberto, onde ocorrem mostras de cinema, shows e rola até piquenique”, afirma Luiza. O espaço ainda tem um restaurante e uma biblioteca e é palco de ensaios de grupos de dança e teatro.

Onde fica? Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP

Centro de esportes radicais

Se para você não existe nada melhor do que subir no skate ou patins para aliviar a mente, a dica da Luiza é o Centro de Esportes radicais, no bairro do Bom Retiro. Tem espaço para praticar não só os esportes citados, mas também bicicleta e le parkour. Dica: de vez em quando rola algumas competições dessas modalidades por lá!

Onde fica? Av. Pres. Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro, São Paulo – SP

Jardin Cafeteria

Aconchegante, calmo e saboroso. Esses adjetivos são ótimos para descrever a dica da Luiza, o Jardin Cafeteria – refúgio de calmaria que está localizado na região central da capital paulista. Ela afirma que a alternativa é ideal para aquele momento relax com as amigas, regado a um bom café e, claro, gordices! O espaço é decorado com muitas plantas e lembra aquele clima afetivo de casa de vó. Além de ser aberto ao público, o local recebe eventos e exposições.

Onde fica? Rua General Jardim, 490-494 centro – São Paulo – SP

Curtiu as dicas de lugares para relaxar em São Paulo? Fique de olho nas promoções do Submarino Viagens!