Especial Montanhas – O que é importante saber antes de uma trip na montanha?

14 de maio de 2021

Viajar para a montanha significa reabastecer as energias e respirar ar puro em paisagens maravilhosas. Mas existem algumas coisas que você deve saber antes de arrumar as malas e partir para a montanha.

Para esclarecer todas as dúvidas, preparamos este texto com tudo que você precisa saber antes de encarar uma trip na montanha. Vem tirar todas as suas dúvidas e bora nessa trip! 

Defina os detalhes

  • Escolha a época

Escolha o destino de acordo com o clima mais adequado para sua viagem. Em muitas serras brasileiras, como a Serra Catarinense, a temperatura cai bastante no inverno. Já em outras, como a Chapada Diamantina, o calor do verão pode ser intenso. Então, escolha a época em que o clima for mais confortável para você.

  • Defina o estilo

Entenda qual é o estilo da sua viagem e as atividades que você gostaria de fazer: pode ser uma montanha clássica de inverno com trilhas e acampamento com fogueira ou explorações nas chapadas com muitas cachoeiras e lagoas.

  • Monte um roteiro

Outro detalhe importante é a quantidade de dias que você passará no destino. Assim, você saberá como montar seu roteiro de viagem e quais passeios e atividades poderá fazer. Defina os dias e horários das aventuras e organize seu itinerário. Assim, sua trip ficará bem mais planejada.

Como escolher o hotel

Localização é o ponto-chave! Sempre escolha uma hospedagem próxima da montanha ou que pelo menos tenha vias que facilitem o acesso. Nesse tipo de viagem, quanto mais perto da montanha você ficar, melhor. 

Uma dica para facilitar sua locomoção é alugar um carro para ir da cidade-base até o hotel. Alguns hotéis oferecem o serviço de transfer, então, vale a pena conferir essa possibilidade antes de tomar sua decisão. Por fim, reserve suas diárias o quanto antes, assim você encontra preços menores e ainda consegue escolher os melhores quartos.

O que fazer

Um dos principais atrativos em uma viagem para a montanha é o ecoturismo. As atividades incluem escalada, rapel, alpinismo, trilhas, hiking e trekking. Para todas elas, é preciso garantir duas coisas: bom condicionamento físico e equipamentos adequados.

Além disso, é sempre bom contar com um guia que já conheça a região e que auxilie você nas atividades com tudo o que for necessário, trazendo mais segurança. Mas se você já é um praticante experiente e sua intenção é fazer alguma atividade específica, é recomendado treinar antes da viagem e levar o equipamento correto. 

O que levar?

Em lugares mais frios, é importante levar roupas de lã e de algodão para ajudar a manter a temperatura do corpo. Além disso, vale a pena investir em um casaco impermeável que proteja do frio; se for necessário, leve também um saco de dormir. Já em ambientes mais quentes, roupas leves, filtro solar e óculos de sol não podem faltar.

Independentemente do clima, invista em calçados resistentes para caminhar e em um repelente de insetos. Também é sempre bom ter com você um kit de primeiros socorros e alguns mantimentos, como água e snacks.

Aqui no Sub Viagens você encontra as passagens mais baratas para curtir sua trip na montanha. Corra para o nosso site e aproveite!