Especial Cinque Terre: conheça esse tesouro italiano

24 de agosto de 2021

Muitos acreditam se tratar de apenas um destino, mas, na verdade, como seu nome indica, a região corresponde a cinco vilas: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Todas as terres são preenchidas por casinhas coloridas, portos repletos de barcos de pesca, trattorias com os mais deliciosos frutos do mar e paisagens incríveis que inspiraram Luca, filme da Pixar (Disney+) lançado em 2021. 

Embarque nessa aventura em Cinque Terre com a gente e bora nessa trip!

Onde fica Cinque Terre

Cinque Terre está localizada à beira-mar em uma região acidentada da Riviera Italiana, mais precisamente na província de Spezia. O local é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997 e é um dos parques nacionais da Itália, o Parco Nazionale delle Cinque Terre.

Como chegar

Os voos para a Itália são facilmente encontrados em diversas companhias aéreas e os aviões partem de várias capitais do Brasil. Para facilitar sua ida, opte pelos destinos mais próximos das cinco vilas: Florença, que fica a duas horas de trem, e Pisa e Gênova, a uma hora e meia de trem. Se você preferir pousar em Roma ou em Milão, saiba que a viagem a partir desses locais pode levar mais de três horas.

Quando ir

Se você quer aproveitar um clima ameno e com menos turistas, opte pela segunda quinzena de maio até meados de junho. Se seu objetivo é curtir o calor em Cinque Terre, julho e agosto são seus meses. Entretanto, a alta temporada ocorre nesse período, o que significa mais turistas e preços mais altos. Caso pretenda curtir o verão, lembre-se de fazer suas reservas com o máximo de antecedência para economizar.

O que fazer em Cinque Terre

Comece visitando Corniglia de trem, a única terre sem acesso direto via mar. Ela é a menor vila e bem menos visitada, o que significa que o vilarejo está quase intacto. Visite o minimercado tradicional da praça e deguste um bom panino apreciando Manarola.

Se você busca um bom banho de mar, Monterosso é a terre com a melhor praia. A larga faixa de areia se estende da estação até o centrinho, que esbanja simpatia. Ali mesmo de Monterosso sai um passeio de barco encantador que te levará pelas terres de Vernazza e Manarola. O ticket full-day dá direito a descer e reembarcar em todas as paradas pela rota Monterosso-Vernazza-Manarola-Riomaggiore-Portovenere (e volta).

Conque

Mas se você prefere uma trilha, recomendamos fazer a Via dell’Amore, que liga Manarola a Riomaggiore. Sem muitas variações de terreno, ela é supertranquila de ser percorrida em 20 minutos. Mas como as paisagens são incríveis, é impossível não parar para fotografar.

Vale a pena fazer o passeio de barco até Portovenere, considerada “a sexta terre”. Seu castelo funciona como um museu de arte contemporânea e a vila é um ótimo destino para comer, já que é o centro produtor do molho pesto da região.

E aí, já se apaixonou por Cinque Terre? Então, corra agora para o nosso site e aproveite as melhores condições para conhecer tudo isso e outros destinos da Itália bem de perto.