Entenda as classes tarifárias dos voos e suas diferenças

17 de janeiro de 2022

Se você costuma viajar de avião, já ouviu falar de classe executiva, classe econômica e primeira classe, mas você sabia que existem alguns detalhes importantes que podem te ajudar a escolher a classe tarifária ideal para a sua trip? Por isso, vamos explicar com detalhes os benefícios de cada uma delas para você!

Classe econômica

É a classe mais simples do avião e, consequentemente, a que disponibiliza as passagens mais baratas do voo. A característica mais importante é que nessa classe os assentos ficam bem próximos uns dos outros, logo, o espaço entre uma poltrona e outra é menor, assim como o espaço para as pernas. 

As refeições na classe econômica são servidas de acordo com o horário, a data e a duração do voo: em viagens longas, geralmente são servidos café da manhã, almoço e jantar; nos voos mais curtos, podem ser servidas algumas bebidas, como água e suco, além de algum snack – também há a possibilidade de comprar um lanche, de acordo com o cardápio disponível a bordo. 

A maioria das companhias aéreas também disponibiliza filmes e canais de áudio e vídeo para passar o tempo durante o voo, e algumas oferecem até Wi-Fi gratuito. 

Em algumas companhias é possível encontrar um tipo de classe econômica premium, que oferecem maior espaço entre os assentos para que você possa ter mais conforto e esticar as pernas durante o voo. 

Classe executiva

Se você sempre viaja de classe econômica, vai sentir muita diferença quando viajar pela primeira vez na classe executiva. Os assentos são maiores e mais confortáveis, com mais espaço entre eles e para as suas pernas. Além disso, os assentos podem virar camas – os comissários de bordo oferecem travesseiros e mantas e ajudam a preparar a sua “cama”. Demais, né? 

Além disso, na classe executiva os limites de bagagem são maiores e o espaço para as suas malas já está reservado. 

Os cardápios das refeições e bebidas são mais amplos e você recebe sua comida em louças – e não nas tradicionais “marmitinhas” dos voos da classe econômica –, além de garfos e facas. E para relaxar durante o voo, que tal uma taça de espumante? Na classe executiva é possível! 

Algumas companhias aéreas também disponibilizam salas VIPs nos aeroportos, onde você pode fazer uma refeição, ver TV, descansar ou até aproveitar o Wi-Fi para trabalhar. Com todos esses benefícios, as tarifas para a classe executiva são mais altas do que a classe econômica, mas valem cada centavo. 

Primeira classe

Fazer uma trip na primeira classe é um sonho de todos os viajantes. Em vez de assentos, existem poltronas com bastante espaço, conforto e luxo. Você pode encontrar companhias aéreas que oferecem suítes com camas, banheiros e muitas amenidades. 

A gastronomia também é de alto padrão, com pratos preparados por chefs e várias bebidas à vontade. Quem viaja na primeira classe também pode usar a sala VIP no aeroporto, além de ter prioridade no check-in e no check-out.

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre as classes tarifárias, qual será a sua escolha na próxima trip? Acesse o nosso site e confira as melhores opções para a sua viagem!