Dicas para se preparar para a Flip 2019

24 de junho de 2019

Hoje apresentaremos uma boa razão para você viajar até Paraty neste inverno. Essa razão é a Flip 2019 (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece do dia 10 ao dia 14 de julho. Confira no artigo todo o passo a passo para programar essa super viagem. E se surpreenda com todas as coisas legais que uma trip literária pode te oferecer.

Conheça Paraty

Foto de um prédio histórico de Paraty

Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Paraty é uma pacata cidade com pouco mais de 35 mil habitantes. Fundada em 1667, é considerada como patrimônio histórico nacional, graças aos seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Além de dezenas de casarões e um maravilhoso centro histórico, Paraty também é o lar de belíssimas praias, como Ilha Comprida e Lagoa Azul – cujos acessos são feitos apenas por barco. Muito charmosa, é o destino ideal para casais e famílias até mesmo no inverno, já que recebe, em julho, a famosa Flip. Uma incrível festa literária com abrangência internacional e de grande importância para o circuito.

Flip 2019

Flip 2019

A cada ano, a festa literária homenageia um grande autor brasileiro. Em sua 17ª edição, a Flip homenageará, o autor Euclides da Cunha – de Os Sertões, Canudos e À Margem da História. Para a grande festa, estão sendo preparadas algumas intervenções urbanas nos espaços públicos de Paraty, além de mesas literárias e apresentações diversas.  Ficou com vontade de participar? Veja abaixo o passo a passo para organizar sua viagem e aproveitar essa trip literária com tudo o que tem direito.

Reservas

Onde se hospedar para a Flip 2019 em Paraty

A primeira coisa que você precisa saber é que a Flip costuma atrair milhares de visitantes para a cidade, o que pode ser um problema na hora de reservar um hotel. Portanto, é bom organizar sua trip com antecedência. Se a 17ª edição seguir a tendência dos anos anteriores, a estimativa é que Paraty receba um público mínimo de 25 mil pessoas.

Para te ajudar, selecionamos aqui três hotéis com disponibilidade para o período da Flip e que vão te oferecer uma experiência ainda melhor de viagem!

  • Pousada Caboré tem uma super piscina te esperando para relaxar entre uma mesa literária e outra. Que tal ler um novo livro à beira da piscina deste hotel completíssimo?

Tempo ideal de viagem

Praias para visitar em Paraty

Achou o hotel ideal e vai efetuar a reserva? Considere um período mínimo de 4 dias, reservando, pelo menos, de 10 a 14 de julho. Se não se importar com o friozinho e fizer questão de conhecer as praias e cachoeiras, acrescentar uns dias a mais pode não ser uma má ideia. Há empresas que realizam passeios de escunas para esses locais durante toda a estação.

Vale a pena visitar

Pássaros em Paraty

Uma vez em Paraty, não deixe de conhecer o incrível centro histórico, a Estrada Real e o Forte Defensor Perpétuo. Aproveite também para curtir a tradicional Festa de Santa Rita de Cássia que, esse ano, acontecerá no mesmo período da Flip.

Gastronomia

Onde comer na Flip 2019 em Paraty

Na hora de comer as opções são muitas; desde tapiocarias até um restaurante onde tudo é flambado na cachaça (Casa do Fogo). Já para beber, nós indicamos duas coisas: uma bela dose de Gabriela, e um copo de Jorge Amado. Ambas as bebidas são muito famosas na cidade. Não tem como ir para lá e não pedir!

Como chegar

Como chegar na Flip 2019 em Paraty

Malas prontas? Hora de cair na estrada! São 4 horas e 15 minutos de viagem partindo de São Paulo, pelas rodovias SP-070 e BR-459. Mas, se estiver saindo do Rio, o trajeto mais rápido é via BR-101. Nesse caso, considere o tempo de 4h28.

Aqui na SubViagens você encontra os melhores pacotes turísticos para curtir a Flip 2019 e a cidade de Paraty. É só clicar no link e programar sua trip agora mesmo. Boa viagem e uma ótima Flip para você!