Descubra 3 destinos sustentáveis imperdíveis!

30 de outubro de 2021

Ao viajar pelo mundo, muitas vezes não sabemos o impacto que nossas ações causam na natureza. Por isso, devemos estar cada vez mais em busca de viagens sustentáveis. 

Foi para te apresentar essa modalidade que preparamos este artigo. Então, vem com a gente e bora nessa trip!

O que significa “destino sustentável”?

“Sustentável” significa algo que pode ser sustentado ou mantido estável em determinado nível e período de tempo. De fato, é isso que realmente importa quando falamos dessa modalidade: a viagem sustentável é aquela que possui diretrizes para manter o destino preservado a longo prazo, assim, as próximas gerações também poderão visitá-lo e curtir tudo o que ele tem a oferecer.

O conceito também tem a ver com um turismo que ajude a reduzir os gases do efeito estufa, preservar o meio ambiente, proteger ecossistemas e a vida selvagem e permitir que as comunidades locais também usufruam dos benefícios do turismo.

Uma viagem sustentável tem a ver com consciência, educação e um consumo mais sustentável. É uma poderosa resposta ao turismo excessivo das últimas décadas e propõe um modelo mais soft que não agrida nem explore os destinos que tanto amamos.

Destinos sustentáveis pelo mundo

Antes de partirmos para nossa lista, é importante ressaltar que nenhum destino é 100% sustentável em todos os aspectos. Por isso, todos nós devemos trabalhar para alcançar uma consciência colaborativa em prol do meio ambiente. Quanto mais avançarmos, melhor, mesmo que ainda não cheguemos à plena sustentabilidade.

Costa Rica

costa-rica-mochilao-america-central

Os parques nacionais e áreas de conservação da Costa Rica representam a incrível parcela de 30% de seu território. Não é à toa que o ecoturismo e as viagens de aventura são tão fortes no país. Mas isso só foi possível graças à colaboração da população e um governo que entendeu a relação entre as belezas naturais do país e o benefício que um turismo mais sustentável pode trazer a seus cidadãos e à natureza.

Palau

Desde 2015, o arquipélago localizado no Oceano Pacífico solicita aos visitantes um termo de “compromisso ecológico” que formaliza a responsabilidade que cada um tem de não agredir ou desrespeitar, de qualquer modo, a natureza e cultura local. A ação se tornou referência mundial em proteção ao meio ambiente. Indo ainda mais além, o país passou a banir plásticos descartáveis, isopores e protetores solares não sustentáveis e agora está em busca de se tornar carbono neutro.

Forquilhinha (Santa Catarina)

É claro que o Brasil não poderia ficar de fora dessa lista. A cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina, foi responsável por desenvolver uma espécie de manutenção voluntária em espaços públicos, como praças e parques. Foi isso que a colocou no Top 100 Destinos mais Sustentáveis de 2021. O estímulo partiu da prefeitura, que uniu esforços com a população civil em nome da preservação da cidade.

Ainda dá tempo de planejar uma trip sustentável para o fim do ano, ou, se preferir, vale a pena começar a planejar sua viagem para 2022. Basta aproveitar os melhores preços e condições aqui no Sub. Partiu?!