Destinos gastronômicos para viajar no inverno

7 de maio de 2021

Já começou a planejar a sua viagem de inverno? Além de roupas aconchegantes, a estação também pede comidas quentinhas, saborosas e que abraçam. Separamos alguns destinos muito procurados para aproveitar o frio e a gastronomia de inverno de um jeito incrível. Prepare-se para essa leitura de dar água na boca e bora nessa trip!

Os deliciosos fondues de Gramado

Quem não gosta de fondue? Um dos pratos mais amados do inverno, ele ganha destaque nas cidades serranas, como a famosa Gramado, no Rio Grande do Sul, e tem muitas versões diferentes. 

Na versão salgada, pães e carnes são mergulhados no saboroso creme de queijos. Há também fondues de carne, em que o cliente recebe a carne crua para assar, fritar ou grelhar na hora, geralmente acompanhando molhos diversos e saborosos.

Já na versão doce, o mais famoso é feito de chocolate e acompanha frutas como morango, uva, maçã e banana e alguns pães doces. Existe também fondue de doce de leite e até de frutas vermelhas.

De origem suíça, o prato – que é muito procurado por quem gosta de um programa a dois – é servido em uma panelinha própria, que se mantém aquecida por um fogareiro durante a refeição.

Pelas ruas de Gramado, é comum esbarrar em restaurantes com placas em que se lê “Sequências de fondue”. Essas sequências funcionam como um rodízio e são divididas em três etapas: na entrada, é servido o fondue de queijo; o prato principal é o fondue de carne e a sobremesa é o fondue de chocolate.

Há muitas opções de restaurantes por lá. O mais famoso da cidade é o Restaurante Malbec, que oferece ambiente aconchegante e moderno e ótimo custo-benefício. O cardápio varia entre R$86 e R$120 e conta com muitos pratos que servem tranquilamente duas pessoas.

O chocolate quente cremoso de Monte Verde

Se você for a Monte Verde no inverno, um programa imperdível é apreciar a paisagem tomando o tradicional chocolate quente de Minas Gerais.

A cidade é muito bem servida por diversas chocolaterias para todos os gostos, como a Gressoney Chocolates, a Sabor Chocolate e a Delícias de Minas.

 

Uma das mais famosas é a Chocolate Montanhês. A loja é sinônimo de grife em chocolates, então, os preços são um pouco mais elevados, mas o cardápio faz a alegria dos chocólatras, com bombons, trufas, licores, amêndoas, nozes, avelãs e seu famoso chocolate quente supercremoso! Tudo é feito com chocolate de produção própria e a loja já ganhou um prêmio de melhor da região. 

Você com certeza vai sair dessa trip com a bagagem cheia de chocolates.

Massas e pizzas da Itália

Agora, falando em destino internacional… é impossível ir à Europa e não comer bem! Especificamente na Itália, a culinária é muito conhecida por suas massas e pizzas, que são muito bem acompanhadas por alguns dos melhores vinhos tintos do mundo! 

Esse país cheio de arte, cultura e história também é um destino com rica gastronomia. São muitos pratos conhecidos, como risotos e massas com molhos variados que com certeza vão agradar a todos os viajantes.

A dica é: peça uma pizza em Roma! A pizza romana certamente é diferente de tudo que você já conheceu. A massa é bem fina e crocante e vem inteira em um prato individual. Os sabores são diferentes e deliciosos, como a pizza “bianca”, típica de Roma, que é uma versão mais suave da Napolitana. Não tem queijo nem molho de tomate e vem com azeite de oliva e sal grosso. 

Na Itália há muitos restaurantes renomados, como o La Pergola, a Osteria Francescana e a Piazza Duomo. O preço depende da quantidade de estrelas, mas varia entre 100 e 300 euros por refeição.

E aí, deu água na boca? Dá vontade de ir em todos os destinos e comer de tudo, não é? Aliás, comer um pouquinho a mais durante o inverno é completamente normal, já que o nosso corpo fica com baixas temperaturas e acaba consumindo calorias extras. Então, você que vai viajar no frio pode e deve aproveitar e se deliciar à vontade. Corre lá no Sub e comece já a planejar a sua trip de inverno!