Descubra um paraíso chamado Caraíva!

27 de agosto de 2020

Para quem procura um destino tranquilo, bem sossegado, para se sentir em paz em meio a natureza, Caraíva pode ser esse paraíso! Localizado no litoral Sul da Bahia, a charmosa vila de pescadores é bem diferente da grande maioria dos destinos do Nordeste.

Separamos dicas sobre Caraíva para você programar a sua próxima trip e fugir do clichê! Confira:

 

 Curta as belas praias que você só irá encontrar em Caraíva

Os viajantes que procuram por Caraíva pretendem relaxar, longe de todo agito de um destino mais turístico e buzinas, e perto das belezas naturais que você encontrará nas belas praias.

Então não deixe de começar a curtir o melhor do destino por suas praias. Você já ouviu falar no belo encontro do rio com o mar? Na Praia da Barra (que é considerada uma das melhores praias do Brasil) você pode apreciar esse acontecimento enquanto senta nas cadeirinhas de madeira em frente ao rio ou ao mar e aproveita drinks e petiscos bem fresquinhos de quiosques de pescadores.

Outra praia bem pertinho do rio e ótima para descansar e curtir um dia de sol é a Praia de Caraíva! Ela conta com areias mais desertas e quiosques à beira-mar.

Já para quem prefere um mar bem azul, e piscinas naturais, irá se encantar com as praias de Satu, Camarão, Juacena ou a Praia do Espelho, que fica a 9km de caminhada da vila.

Visite também a Prainha e o Rio Caraíva, que oferecem belas paisagens e uma tranquilidade imensa.

 

Muito além das praias e do rio

Aproveitar as belas paisagens paradisíacas e a vibe tranquila do destino já faz sua trip valer a pena, mas além disso, Caraíva também oferece outras opções de lazer.

Não deixe de passear de caiaque ou barco pelo rio! Aproveite para fazer isso ao nascer ou pôr do sol, pois o passeio ficará ainda mais incrível.

Ande pelas ruas cheias de belas casinhas coloridas, conheça as tribos indígenas do local e aproveite para cair no Forró do Pelé ou do Ouriço ao anoitecer. Também fique de olho nas festas e eventos que podem rolar por lá enquanto você estiver visitando o paraíso.

 

Onde comer em Caraíva?

Apesar do destino não ser de fácil acesso, e bem restrito, opções de restaurantes não vão faltar!

Não deixe de se deliciar com a culinária local, cheia de frutos do mar e um tempero baiano inesquecível. Prove o famoso pastel de arraia e a comida farta do sertão baiano que você encontrará em muitos restaurantes ao anoitecer.

Além disso, alguns restaurantes também oferecem opções de pratos vegetarianos, porções de churrascos, hambúrgueres e até mesmo um menu típico de Minas Gerais.

 

Dicas extras

👉 Em Caraíva não é permitido a entrada de automóveis! Se você for de carro, ele ficará estacionado em uma margem oposta do rio durante a sua estadia. Sua travessia do rio até Caraíva é feita através de barco, por um custo baixo. E se você precisar de ajuda com malas algumas carroças locais podem te ajudar.

👉 Existe outras formas de chegar em Caraíva: Você pode ir de ônibus, saindo de Porto Seguro, Arraial d’ Ajuda ou Trancoso (é a opção mais escolhida, por conta da estrada até Caraíva para ir de carro ser um pouco complicada). Você também pode ir de taxi; transfer; quadriciclo ou lancha. Mas em todos será necessário fazer a curta travessia do rio.

👉Meio ambiente em primeiro lugar! Os moradores da Vila de Caraíva se preocupam com questões relacionadas ao meio ambiente e respeitam a natureza, o vilarejo é preservado. Então faça o mesmo e aproveite a trip.

👉 Não esqueça de levar: chinelos, (por causa da areia quente e da falta de asfalto); roupas e sapatos leves e confortáveis (o destino não pede luxo, pede conforto e praticidade); protetor solar; repelente contra insetos; dinheiro em espécie (você não encontrará caixas eletrônicos por lá, e muitos lugares não aceitam cartão); remédios (pois não há muitas opções de farmácias); lanterna (alguns lugares não são muito iluminados, pode ser útil) e boia inflável, para boiar nos rios enquanto curte as belas paisagens!

Agora é só se programar e curtir essa trip tão incrível 😉