Fuja do Clichê – descubra Bento Gonçalves!

31 de julho de 2020

Você sabia que Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira do vinho? Ela é o lar das vinícolas mais famosas do Brasil! E além disso, o destino também foi colonizado por imigrantes italianos, e essas pessoas mantiveram os costumes de sua cultura, que podem ser observados na gastronomia e nas músicas.

A grande maioria dos viajantes quando pensam em conhecer a região sul do Brasil já escolhem Gramado. Bento Gonçalves é uma ótima opção para fugir do clichê e se encantar com o charme e as opções de lazer que a cidade oferece.

Confira dicas do que fazer em Bento Gonçalves e programe sua próxima trip 😉

Rotas turísticas que compõem a região:

Se você está colocando sua aventura em Bento Gonçalves no papel é importante saber quais são as rotas turísticas, para explorar cada uma delas a fundo! Então anote agora mesmo quais são:

Vale dos Rios das Antas;
Caminhos de Farias Lemos;
Caminhos de Pedra;
Vale dos Vinhedos.

Em cada uma dessas rotas você irá encontrar paisagens de tirar o fôlego! Restaurantes charmosos e experiências únicas.

Viva a experiência de estar em cantinas históricas e grandes vinícolas

Na sua viagem para Bento Gonçalves você irá se sentir em algumas ruas da Itália, Mendoza. Ou de outros destinos famosos por seus belos parreirais e vinícolas que não acabam mais.

Não deixe de conhecer a Vinícola Dal Pizzol, com suas paisagens que foram inspiradas em rótulos da região, vinhos marcantes e um ambiente totalmente familiar, onde você pode degustar deliciosas tábuas de frios. Além disso, por lá você também poderá conhecer o Ecomuseu do Vinho, que conta com uma incrível enoteca e os Vinhedos do Mundo.

Ainda sobre vinícolas, na sua trip também não pode faltar uma visita na Casa Valduga; Salton; Aurora; PeterlongoGaribaldi; Cristofoli; Don Candido; Strapazzon e Miolo. Que são algumas das mais famosas vinícolas do nosso país.

Deguste trufas artesanais, queijos, embutidos, azeites de oliva e vinhos incríveis, enquanto aprecia a paisagem no Vale dos Vinhedos. E não deixe de parar para saborear as delícias italianas em diversas cantinas históricas que você encontrará no caminho, enquanto aprecia as belezas em caminhar entre vinhedos.

Mergulhe na história do destino

Além de vivenciar a experiência de estar em cantinas históricas e vinícolas que carregam tantas memórias da colonização italiana. Aproveite também para visitar o centro histórico de Bento Gonçalves e se encantar com todos os relatos culturais e históricos que você encontrará no caminho.

Não deixe também de passear pelo Caminho das Pedras! Que é uma rota turística considerada Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul! Por lá você encontrará casas históricas e costumes mantidos vivos, por famílias locais, como o processo artesanal da produção da erva-mate e o pastoreio de ovelhas no Parque da Ovelha.

Passear de Maria Fumaça pela região e conhecer o Parque Cultural Epopeia Italiana também será uma experiência única nessa trip cheia de história, cultura e gastronomia inesquecível.

Quer saber mais sobre Bento Gonçalves?