Conheça o Jalapão e aproveite as melhores dicas para uma viagem inesquecível

3 de junho de 2021

O Jalapão é um dos cenários mais exuberantes do nosso país. O Parque Estadual do Jalapão fica no Tocantins e tem 34 mil km², além de abranger cinco áreas de conservação. É muito grande!

Além disso, também tem sido um destino muito explorado, e o número de turistas que o visitam é cada vez maior. Para deixar você um pouquinho mais inspirado, vamos dar dicas sobre a trip e mostrar as belezas do Jalapão. Então, bora nessa trip!

Quando ir?

Não tem tempo ruim para ir ao Jalapão. É possível visitá-lo durante o ano todo, mas o período mais indicado é entre maio e setembro: essa é a época da estação seca, assim, é possível curtir o dia todo com bastante sol e sem se preocupar com as chuvas. Se sua viagem for entre outubro e abril, os dias serão mais amenos, mas saiba que as chuvas podem atrapalhar um pouco os passeios e a visibilidade do pôr do sol, além de deixar as águas turvas.

Como chegar?

O ponto de partida é a capital do estado, Palmas. O mais indicado é chegar até Palmas de avião, pelo Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, partir de carro pela TO-050 até Porto Nacional e, de lá, ir pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins. O trajeto para a cidade que é a porta de entrada para o Jalapão tem cerca de 195 km de estrada. Para ir até Mateiros, a principal base para a maioria dos atrativos, continue pela TO-255 a partir de Ponte Alta do Tocantins ou pela TO-030 e, depois, pela TO-255, a partir de Novo Acordo.

O que fazer no Jalapão?

Não faltam atrativos no Jalapão. Um destino natural tão exuberante quanto esse oferece o céu azul do cerrado, riachos, cachoeiras, vida selvagem, chapadas e os cartões-postais do Jalapão, os fervedouros e as enormes dunas de areia alaranjadas.

Uma dica é começar seu roteiro pela maior queda d’água do parque, a Cachoeira Velha. São cerca de 100 metros de largura e 15 de queda livre, mas o banho não é permitido pois a água é muito forte; apenas a prática de esportes como rafting é liberada.

A cerca de 30 km de Mateiros fica a Serra do Espírito Santo, perfeita para os viajantes um pouco mais aventureiros que querem ter uma vista privilegiada do Jalapão. Para chegar até o topo é preciso passar por uma trilha que não é das mais fáceis, mas a paisagem vale super a pena.

Jalapão

Os fervedouros também não podem faltar na sua viagem. Eles são joias do Jalapão que você não encontra em nenhum outro lugar. Apaixone-se por esses poços cristalinos de onde a água brota com tanta pressão que é impossível afundar. Visite os fervedouros do Ceiça e o de Bela Vista: os dois são maravilhosos e têm águas incrivelmente azuis. A região também conta com ótima infraestrutura, área para acampamento e restaurantes que servem a típica culinária de influência indígena da região. Os ingredientes mais saboreados são os peixes de água doce, a carne de sol, a farinha de mandioca e muitas frutas.

E aí, se encantou pelo destino? Então aproveite passagens baratas para o Jalapão no Submarino Viagens e faça sua trip acontecer ainda neste ano. Partiu e bora nessa trip!