Confira o melhor da região Sul do Brasil

6 de maio de 2021

O Sul é repleto de influências da imigração europeia que se refletem nas festas, nas tradições, na gastronomia e até mesmo na língua falada por lá. Trata-se da menor região do Brasil, composta por apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – o que não significa que as opções de destino sejam poucas.

Para ajudar você a decidir sua próxima viagem e montar um roteiro perfeito, preparamos este guia completo sobre o Sul do Brasil. Então, pega o papel e a caneta e bora nessa trip!

Quando ir para o Sul?

Tudo vai depender do tipo de programa que você quer fazer. Florianópolis, a capital catarinense, é perfeita para curtir praias lindíssimas. É famosa entre surfistas: viajantes de todo o país visitam suas praias em busca de grandes ondas. Por esse motivo, o mais interessante é realizar a trip nos meses mais quentes do ano, entre dezembro e fevereiro.

Mas sabemos que na maioria das vezes o Sul do Brasil é sinônimo de destino de inverno. Por sua localização abaixo da zona tropical, as estações do ano são muito bem definidas e seu inverno acaba sendo mais rigoroso. Ou seja, o clima do Sul é bem único e difícil de ser encontrado em outros lugares do Brasil. Dessa forma, atrai muitos turistas entre julho e setembro, que são os meses mais frios. Recomendamos que você visite as cidades gaúchas de Gramado e Canela nesse período: é um gostinho da Europa em solo nacional!

O que fazer no Sul?

Existem diversos atrativos e programas que podem ser feitos na região! Separamos alguns dos principais para inspirar você.

  • No inverno

Os destinos de frio são os mais famosos por lá, e as cidades de Gramado e Canela são os verdadeiros ícones do inverno. As casas são aquecidas e têm tudo o que é necessário para suportar um frio daqueles. Na região Sul é possível até mesmo ver neve. Além das duas cidades já citadas, existem outras em que se pode observar o fenômeno, como São Joaquim (SC), Urupema (SC), Caxias do Sul (RS) e Urubici (SC).

  • Aventura

Estamos falando da região que abriga uma das 7 maravilhas da natureza: as cataratas de Foz do Iguaçu. Então, destinos com aventura não faltam! A própria cidade paranaense de Foz é um marco na vida de qualquer um que a visita e impressiona pelas quedas d’água. Outro destino muito impressionante é a terra dos cânions, Cambará do Sul, lá no Rio Grande do Sul, onde você encontra trilhas, cachoeiras e paredões gigantescos. É surreal!

  • Praias

No verão, a região Sul tem opções maravilhosas! A Praia do Estaleiro e a Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, são perfeitas para quem busca um pouco de sossego e contato com a natureza. Ainda em Santa Catarina, a Praia da Tainha, em Bombinhas, e a Praia do Rosa, em Imbituba, não podem ficar de fora do seu roteiro. 

  • Cidades

As capitais também são um prato cheio para quem busca um pouco mais de agito. Porto Alegre se destaca pela estrutura e culinária gaúcha, perfeita para os amantes de um bom churrasco. Curitiba, que é supermoderna e ostenta o título de cidade-modelo, é uma das mais bonitas e possui uma das melhores rotas gastronômicas do país. Já Florianópolis é uma cidade jovem e perfeita para curtir bons bares e festas.

E aí, ficou inspirado com as dicas? Então, corra para o nosso site e aproveite os melhores preços para fazer sua próxima trip para a região Sul do Brasil. Partiu, guri!