Checklist de viagem: o que não pode faltar?

16 de março de 2021

Decidiu o destino da sua próxima trip, mas está cheio de dúvidas em relação ao que é necessário para embarcar? Para que sua viagem não se torne um problema, confira esta checklist com cuidados básicos que preparamos para você.

Documentos

Os documentos para embarcar devem estar em boas condições e conter foto que permita a identificação do viajante. Veja com a companhia aérea quais documentos são exigidos para viagens nacionais e internacionais. Para viajar aos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador e Peru), basta apresentar a cédula de identidade original atualizada (emitida há menos de 10 anos) ou passaporte válido.

Visto

Vários países adotaram medidas mais rígidas para controlar a entrada de estrangeiros. Para visitar alguns deles, é necessário ter o visto emitido com antecedência, como o Canadá e os EUA. Certifique-se, com a embaixada ou consulado do país para o qual você quer ir, como emitir o visto e quais são os demais requisitos, de acordo com o objetivo da sua viagem. 

Vacinas

Verifique com antecedência se o local de destino exige a vacina de febre amarela. Atualmente, alguns países também estão estudando a exigência da vacina para o coronavírus

De qualquer forma, antes de embarcar, providencie o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) que é emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Se estiver com a vacina em dia, você pode emitir o documento no Portal de Serviços do Governo Federal pela internet.

Seguro-viagem

Seja qual for o destino, é muito importante adquirir um seguro-viagem. Inclusive, muitos países exigem o seguro (até mesmo com uma assistência de valor específico) para autorizar a entrada do turista. Além disso, o seguro-viagem permite que você viaje mais tranquilo, porque cobre atendimentos médicos de urgência e emergência, indenização em caso de extravio de bagagem, entre outros benefícios.

Medicamentos

Se você utiliza algum medicamento e precisa levá-lo na viagem, verifique as regras de fiscalização do país que vai visitar. Alguns remédios isentos de prescrição no Brasil podem ter restrições lá fora. Leve-o na bagagem de mão, sempre na caixa, acompanhado da receita. Lembrando que em caso de líquidos o frasco não pode conter mais do que 100 mL.

Cuidados extras

Segundo a Lei 14.019/2020, as companhias aéreas exigem que todos os passageiros tragam e usem suas próprias máscaras. Verifique qual tipo de máscara é exigido pela companhia e garanta a sua. Ela é tão necessária quanto qualquer documento para a viagem. 

Se possível, viaje apenas com bagagem de mão e faça o check-in eletrônico para evitar passar pelo totem ou balcão da companhia aérea.

Não se esqueça de colocar itens básicos na sua nécessaire, como protetor solar, escova de dentes, creme e fio dental, xampu, sabonete, pente, desodorante, álcool em gel e remédios sem os quais você não pode ficar. E antes de entrar no avião, confira as instruções da companhia aérea para saber o que pode ou não ir na mala de mão e quais são as quantidades de cada item permitido.

Fique atento: devido à pandemia de COVID-19, vários países estão exigindo teste negativo para a doença, quarentena e até mesmo vacina. Essas orientações mudam frequentemente – alguns destinos podem até mesmo optar por fechar as fronteiras. Veja com o consulado do país quais protocolos devem ser seguidos antes de viajar.

Ainda está com dúvidas? Temos outras dicas tão valiosas quanto essas no Novo jeito da sua trip! Com essas informações em mãos, a sua viagem tem tudo para ser incrível como você planejou!