Chapada Diamantina: conheça o paraíso baiano!

24 de dezembro de 2020

Quando se fala em contato com a natureza, alguns destinos não podem faltar na sua lista. Neste texto, vamos falar sobre um muito conhecido: localizado na região central do estado da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina reabriu para visitação no dia 21 de novembro. O lugar surpreende e encanta a todos com sua vasta biodiversidade.

É lá que nascem quase todos os rios das bacias de Jacuípe, Rio de Contas e Paraguaçu. Além disso, a Chapada possui três ecossistemas – caatinga, mata atlântica e pradarias –, o que oferece uma enorme variedade de possibilidades para sua trip. Se você está buscando lugares para praticar ecoturismo, a Chapada é seu destino!

Morro do Pai Inácio

O imponente Morro ilustra o cenário da Chapada Diamantina. A subida até seu topo é um dos passeios mais procurados pelos visitantes. A trilha exige fôlego, mas é recompensadora.

Assistir ao pôr do sol lá de cima é um verdadeiro presente. A cada minuto que se passa, as cores ganham novos tons! E a montanha, novas formas, sombras e realces. Quando chegar ao cume, procure o Coração de Pedra – uma formação rochosa em formato de coração – para simbolizar toda a paixão pelas chapadas do Brasil.

Cachoeiras e poços

Nadar nas águas da Chapada Diamantina significa dar verdadeiros mergulhos no paraíso. Esqueça todo o estresse ao se banhar nas cachoeiras e nos poços profundos – eles te guiarão através da natureza.

As águas frias da chapada são uma ótima pedida para se refrescar do calor baiano. No seu roteiro não podem faltar a Cachoeira do Buracão! Que proporcionará a experiência de nadar entre um cânion, e a Cachoeira da Fumaça, uma das maiores quedas d’água do Brasil.

Dois poços que você precisa conhecer são o Poço Azul e o Poço Encantado. Os dois possibilitam observar o fenômeno dos fachos de luz, que ocorre quando a luz do sol entra pelas frestinhas da gruta e reflete uma incrível luz azul dentro da água. No primeiro passeio, você pode experimentar um mergulho no poço.

Ecoturismo

Os viajantes mais aventureiros amam uma boa trilha, não é? A Chapada Diamantina não deixa nada a desejar: ela é um dos melhores lugares para praticar ecoturismo. Há trilhas para todos os gostos, dificuldades e tempos de percurso. Aproveite ao máximo lindos cenários de natureza pura nas trilhas da Cachoeira do Mosquito, Ribeirão do Meio e Cachoeira do Sossego.

Outro local que muitos viajantes procuram na Chapada são as vias de escalada, rappel e passeios pelas grutas. Um dos parques da Bahia ideais para aliar esportes com lindos cenários é o Parque de Muritiba, que fica bem pertinho da Chapada e vale muito a pena para quem procura ecoturismo.

Condições e cuidados
Para realizar sua trip, é importante se ater a alguns cuidados necessários para a visitação, já que a administração do parque estabeleceu novas normas de segurança que variam de acordo com cada atividade, a fim de proteger a todos.

O que você precisa saber: agora o parque atua com capacidade reduzida, é obrigatório o uso de máscaras, o agendamento das visitas deve ser feito online e são obrigatórios alguns novos cuidados de higiene! Como o não compartilhamento de itens pessoais e o uso de álcool para a desinfecção das mãos e de seus utensílios.

E aí, curtiu? A Chapada Diamantina tem paisagens de cair o queixo. Se você quer viver tudo isso na pele, aproveite agora nossas passagens para a Bahia! Bora, porque a natureza te espera!