Bagagem: dicas e regras para não passar nenhum aperto

3 de maio de 2019

Você está com as passagens compradas, o hotel reservado, mas não se programou em relação à tarifa de bagagem? Calma, que pra tudo tem um jeito! Neste artigo, explicaremos todos os detalhes desse serviço para você. Então, leia tudo antes de embarcar na sua próxima trip! 

Despacho de bagagens

Pela nova regra, todo viajante pode carregar até 10 kg dentro do avião, sem o ônus de nenhuma taxa – desde que essa bagagem atenda os critérios definidos pela companhia, inclusive as dimensões, sendo, medida máxima de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

Se a sua intenção for economizar e ficar dentro do limite, a dica é organizar sua bagagem direitinho: leve somente o que for usar – nada de itens frágeis, bens e aparelhos eletrônicos. Assim, você evita o excesso de peso – e também possíveis surpresas desagradáveis.

Companhias aéreas (tarifas)

Não teve outro jeito: vai precisar despachar a bagagem? Ok, tem duas coisas importantes que você precisa saber. A primeira é que os preços variam de companhia para companhia – cada uma define o quanto cobrar. E a segunda é que você pode contratar esse serviço pela internet ou diretamente no balcão de check-in, porém, se a sua intenção for economizar, nossa dica é comprar pelo meio digital – geralmente, o valor é mais baixo.

O valor a ser pago por esse serviço é sempre relativo, e pode mudar de acordo com a tarifa, o destino ou o número de malas. Por essa razão, é fundamental manter o controle. E consultar as regras da companhia contratada muito antes do embarque.

Bagagens de mão

Conseguiu ficar dentro do limite e evitar que a sua mala seja despachada? Então esse tópico é para você. Saiba que existem outras coisas a considerar além da regra dos 10kg. Um exemplo? Objetos cortantes ou perfurantes continuam expressamente proibidos. Portanto, nada de canivetes, tesouras de unha, nem nada do tipo na sua bagagem de mão.

Gel e pastas também demandam cuidado: devem ser acondicionados em embalagens transparentes de até 1L, e com dimensão máxima de 20×20. Se pretende levar um perfume na bolsa, ou qualquer outro líquido, é bom que ele não supere a marca dos 100ml – senão, nada feito.

Para as mamães, uma boa notícia: bandeira verde para a comida do bebê. Mas só a quantidade que será consumida durante o vôo. Tudo passará pela inspeção do raio-X (isso também vale para xaropes, soro, sopas e etc). Pintou dúvida? Consulte a companhia.

Se houver necessidade de transportar remédios, os mesmos devem estar acompanhados de receita. Já os produtos de cabelo e pele estão liberados. É só ficar de olho nos 10kg que está tudo certo! E agora sim: bora nessa trip?