Aniversário de Manaus: saiba tudo sobre a capital amazonense

23 de outubro de 2021

Em plena floresta amazônica, Manaus é uma das capitais mais cheias de encantos e curiosidades do Brasil. Uma dessas curiosidades é o seu nome, inspirado nos indígenas manaós, que viviam por lá. 

Com mais de 2 milhões de habitantes, a cidade é um dos principais destinos turísticos do país, atraindo visitantes do mundo inteiro. A capital do estado do Amazonas faz aniversário em 24 de outubro, e você pode comemorar fazendo uma trip para conhecer esse lugar único. 

O que fazer em Manaus?

Referência em temas de sustentabilidade e conservação ambiental, Manaus recebe muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Todos buscam conhecer os encantos da floresta, os vestígios das tribos indígenas da região e as relíquias construídas na época de ouro da borracha. 

É o caso do Teatro Amazonas, conhecido como a joia da cidade. Inaugurado em 1896, possui um estilo único chamado de marajoara, com uma cúpula que homenageia as cores e os padrões da bandeira brasileira. Você pode fazer uma visita guiada ou até assistir a um espetáculo. 

No Centro Histórico de Manaus, você vai encontrar diversos edifícios históricos e casarios do século XIX, quando a capital do Amazonas era uma das cidades mais ricas do Brasil. Nessa época, ela era conhecida como a Paris dos Trópicos e foi a primeira cidade a ter luz elétrica no Brasil. Tudo reflexo da riqueza criada com a extração da borracha.

Manaus também tem praia! É a famosa Praia de Ponta Negra, uma praia fluvial nas margens do Rio Negro que conta com um lindo calçadão e vários mirantes no bairro mais rico da cidade. Nesse bairro, você também vai encontrar os hotéis mais luxuosos de Manaus.

Outra praia famosa é a Praia da Lua, que ganhou esse nome devido ao formato que o Rio Negro esculpe no banco de areia. Para chegar lá, você deve pegar um barco na Marina do Davi. De lá também saem barcos para nadar com os botos, visitar o Museu do Seringal e até conhecer uma aldeia indígena. 

Em Manaus é possível fazer passeios únicos, como o MUSA (Museu da Amazônia), que fica no Jardim Botânico Adolpho Ducke, a pouco mais de 1 hora de distância do centro da cidade. É um dos lugares mais buscados pelos turistas, com muitas trilhas que preservam algumas das mais altas árvores da Amazônia. Dá até para andar por cima da copa das árvores!

Quer mais aventura? Faça o passeio de barco para o encontro das águas. Você já deve ter visto em fotos ou na TV o encontro das águas do Rio Negro com o Solimões, formando o Rio Amazonas. As águas, que têm cores diferentes, não se misturam por quilômetros, criando um belo espetáculo natural.

O que comer em Manaus?

Na beira do Rio Negro, aproveite para visitar o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, também construído no ciclo da borracha e com estrutura projetada por Gustave Eiffel, o mesmo engenheiro que fez a Torre Eiffel, de Paris. No mercadão, você vai encontrar uma incrível variedade de peixes amazônicos, alimentos, temperos, lembrancinhas e comida típica manauara. 

À noite, aproveite para fazer um passeio pela Praça de São Sebastião e escolha uma mesa para curtir os deliciosos pratos preparados pelos restaurantes locais. Instalados em lindos casarões conservados, esses restaurantes servem iguarias típicas como tacacá, tambaqui, açaí e até sorvetes com sabores exóticos típicos da Amazônia. 

Quando ir?

Em qualquer época do ano, você deve estar preparado para a chuva. Durante os meses de junho e novembro, ela diminui, mas o calor é constante. As temperaturas estão sempre acima dos 22 °C.

E aí, já se imaginou dormindo ao som da floresta? Curte uma aventura? Então, embarque nessa trip! Acesse agora mesmo o nosso site e garanta a sua próxima viagem para este paraíso!