Fique em casa e divirta-se com 5 livros que dão vontade de viajar!

16 de abril de 2020

Continuando os nossos artigos especiais para você viajar sem sair de casa, úteis principalmente nesse momento de quarentena, agora o nosso tema é: livros! Confira esta lista de títulos que te levam para uma viagem por vários destinos do mundo e inspire-se aí do seu sofá:

1. Alice no País das Maravilhas

alice-pais-maravilhas-litoral-gales-llandudno

  • A história te leva para: Grã-Bretanha
  • Sobre o livro: as aventuras de Alice nesse clássico livro infantil, na verdade, é uma crítica à sociedade inglesa dos anos 1860. Além de viajar para um mundo cheio de personalidade, a história de Lewis Carroll tem muita conexão com a Grã-Bretanha. O autor viveu em Oxford, na Inglaterra e, até hoje, no campus da faculdade Christ Church, em que ele dava aulas, há uma loja temática da Alice. Na cidade litorânea de Llandudno, no País de Gales, foi criada uma trilha de estátuas em homenagem à obra. Também há outras atrações espalhadas por vários destinos dessa região. Anota aí para um dia você encontrar seu personagem favorito por lá!

2. Comer, rezar e amar

bali-ijndonesia-comer-rezar-amar

  • A história te leva para: pelo mundo
  • Sobre o livro: Elizabeth Gilbert, a autora do livro, é também a personagem principal do best-seller “Comer, rezar e amar”. Depois de ter criado os filhos, se divorciado e não ter tido sorte em um novo amor, a americana se vê infeliz e resolve conhecer o mundo sozinha, viajando por 1 ano. Você já pode conhecer a história por conta do filme homônimo, mas o livro traz muito mais detalhes e dicas de roteiros por Bali, na Indonésia, além de vários destinos da Itália e também da Índia. Nesse tour  pelo mundo a personagem se vê finalmente livre e feliz.

3. O Senhor do Anéis

new-zealand-waikato-senhor-dos-aneis

  • A história te leva para: Nova Zelândia
  • Sobre o livro: a trilogia de livros “O Senhor dos Anéis” nos transporta para um universo de fantasia e batalhas. Dá vontade de viver em um novo mundo, e isso se reflete na história por conta do momento em que o autor a criou, em plena Segunda Guerra Mundial. Na Nova Zelândia, onde ocorreu boa parte das filmagens baseadas nos livros, os fãs podem viajar para ter mais contato com a obra na vida real. Dá para visitar e tirar fotos das clássicas tocas dos hobbits na vila de Hobitton, criada na zona rural da cidade de Waikato, na Ilha Norte. O próprio site de turismo do país oferece informações detalhadas sobre as várias cenas que fizeram história por lá.

4. Harry Potter

kings-cross-london-harry-potter

  • A história te leva para: Inglaterra e Escócia
  • Sobre o livro: cada livro do bruxo Harry Potter está conectado a lugares em que autora J.K. Rowling se inspirou ou frequentou na hora de criar os personagens. A famosa plataforma de trem 9 ¾, por exemplo, fica em Londres, na estação King’s Cross, e tem até uma área especial para fotos de fãs e turistas. A biblioteca Bodleian, em Oxford, lembra as descrições nos livros e acabou sendo usada nos filmes, para representar a biblioteca da escola Hogwarts. A ponte que faz parte da rota do Expresso de Hogwarts também saiu dos livros e apareceu nos filmes com gravações pelo viaduto Glenfinnan, que fica nas Highlands da Escócia. Ainda não conhece a história? Recomendamos começar pelos 7 livros e depois partir para os filmes para ver se as cenas se parecem com o que você imaginou 😉

5. Into the Wild

eua-alasca

  • A história te leva para: Estados Unidos
  • Sobre o livro: traduzido no Brasil para “Na Natureza Selvagem”, o livro de Jon Krakauer, publicado pela primeira vez nos anos 90, foca na aventura de Christopher McCandless, um jovem norte-americano que decide viajar pelo mundo só com uma mochila nas costas e vai parar no inóspito Alasca. O personagem embarca nessa aventura sem dar notícias, nem mesmo aos pais. A história é verídica e também virou filme.

👉 Gostou da nossa lista de livros que tem tudo a ver com turismo? Aposto que deu vontade de conhecer culturas e lugares novos. Indique esses títulos para seus filhos ou amigos e fique à vontade para saber mais sobre os países citados no nosso guia de destinos. E lembre-se: recomendamos ficar em casa e viajar através dos livros, pelo menos por enquanto 😉

 

Créditos: New Zealand / Unsplash