5 destinos no Sudeste do Brasil que você precisa conhecer

28 de setembro de 2020

A região sudeste do Brasil tem destinos para todos os gostos. O turista mais urbano vai adorar conhecer São Paulo, a maior cidade do país. Já para quem curte um clima mais boêmio e passar o dia inteiro na praia, o Rio de Janeiro é o destino perfeito. Se você é daqueles que adoram viajar para conhecer cidades históricas, Ouro Preto, em Minas Gerais, pode ser o seu destino.

E, apesar de concentrar algumas das maiores capitais do país, é claro que o Sudeste também tem destinos ideais para quem prefere fugir para as montanhas e ficar em contato com a natureza. Apesar da alteração da rotina devido à pandemia do novo coronavírus, algumas cidades já estão reabrindo suas atrações e você pode visitá-las seguindo os novos protocolos de segurança.

Quer saber mais sobre esses lugares? Então, se liga nas nossas dicas!

1. São Paulo (SP)

São Paulo, destino de viagem noSudeste do Brasil

A atmosfera cosmopolita da cidade mais movimentada do Brasil vai conquistar você! São Paulo é conhecida pela agitada vida noturna, restaurantes de todos os tipos e sabores, museus com excelentes acervos e parques urbanos incríveis. E o melhor é que a capital paulista também pode ser um destino barato, porque várias atrações são gratuitas.

Comece o seu passeio visitando o Parque do Ibirapuera, onde você pode caminhar, fazer piqueniques, andar de patins e skate e assistir a apresentações musicais. Depois, experimente a vida cultural da cidade na Avenida Paulista, lar de atrações como o MASP, a Japan House, a Casa das Rosas, o Instituto Moreira Salles, o Sesc Paulista e o Parque Trianon, além de vários bares, shoppings e livrarias. A maioria desses centros culturais tem entrada gratuita.

São Paulo também é conhecida pelo seu lado boêmio. Alguns dos melhores lugares para curtir estão na Rua Augusta e na Vila Madalena. Nos bares e restaurantes da cidade, você poderá encontrar pratos típicos de várias partes do Brasil e do mundo. Na cidade brasileira que nunca dorme, as boates também são famosas e têm espaço para quem curte todo tipo de música.

Dica extra: leve sempre um guarda-chuva e um casaquinho com você, pois na terra da garoa o clima costuma mudar sem aviso prévio. Esteja preparado! Enfim, o que não falta em São Paulo é diversão e lugares incríveis para você conhecer. Aproveite as nossas ofertas para curtir o próximo feriado na cidade.

2. Rio de Janeiro (RJ)

Rio de Janeiro, destino de viagem no Sudeste do Brasil

A segunda maior metrópole do Sudeste do Brasil já foi capital do país e é uma das cidades mais buscadas por turistas do mundo inteiro. O Rio de Janeiro já foi tema de música, é berço da Bossa Nova e cenário de filmes e continua encantando quem escolhe esse destino.

Ao contrário do que você pode estar pensando, o Rio não se resume às belas praias. Pegue o bonde VLT e conheça as atrações do Boulevard Olímpico: o aquário AquaRio, o mural Etnias – do artista Eduardo Kobra –, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio e a escultura da Pira Olímpica. O bonde também leva para o centro da cidade, onde você pode visitar o CCBB, o Mosteiro de São Bento e o Real Gabinete Português de Leitura.

Uma visita ao Rio não está completa sem um passeio pelo Jardim Botânico, que reúne várias espécies de plantas da Floresta Amazônica e Mata Atlântica. Outro destino para fotos lindas é o calçadão de Copacabana, e quem te espera por lá é a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade. Para encerrar o dia, que tal conferir o pôr do sol no Arpoador ou na Vista Chinesa?

Quer mais atrações? Ainda tem o Cristo Redentor, o passeio de bondinho no Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, a Pedra do Telégrafo, o Parque Lage, a Escadaria Selarón, os barzinhos da Lapa ou, simplesmente, relaxar na praia bebendo um mate com limão e curtindo a vida como um bom carioca.

Ficou com vontade? Você pode ir para o Rio no próximo fim de semana. Dá uma olhada nas nossas ofertas de viagens flexíveis!

3. Ouro Preto (MG)

Ouro Preto, destino de viagem no Sudeste do Brasil

Entre os destinos do Sudeste do Brasil, Minas Gerais é uma verdadeira relíquia da nossa história. Um dos melhores exemplos é a cidade de Ouro Preto, que fica a menos de 100 km da capital Belo Horizonte. Essa incrível cidade histórica reúne um rico acervo de arte barroca e foi o marco da Inconfidência Mineira.

A principal atração da cidade é a Igreja Nossa Senhora do Pilar, considerada a segunda mais rica do Brasil, graças às esculturas de ouro maciço e pinturas feitas pelo pai do famoso escultor Aleijadinho. A belíssima arquitetura da cidade é uma atração em si, mas é dentro das igrejas e dos casarões que estão escondidos os maiores tesouros.

Use sapatos confortáveis e prepare-se para entrar em todas as igrejas que estão abertas à visitação com suas belas obras de arte barroca. A maioria delas cobra ingresso e você deve conferir os horários disponíveis para montar a sua programação. Sugerimos dar prioridade às principais: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Igreja de Santa Efigênia.

É claro que uma visita a Minas Gerais deve incluir um mergulho na maravilhosa culinária mineira. Prepare-se para provar e se apaixonar pelos incríveis doces e queijos, torresmo, tutu, linguiça, leitão à pururuca, couve refogada, feijão tropeiro e, claro, o pão de queijo com café coado na hora. Se você ficou com água na boca, veja as nossas ofertas especiais!

4. Domingos Martins – Parque Estadual da Pedra Azul (ES)

Espírito Santo, destino de viagem no Sudeste do Brasil

Atualmente, cada vez mais pessoas estão buscando um contato maior com a natureza para fugir da correria das cidades (ou do home office) e relaxar. Se você é uma dessas pessoas, vai adorar descobrir o município de Domingos Martins, no Espírito Santo. Fica próximo à capital Vitória e o acesso principal se dá pela rodovia BR-262. Para chegar lá, você pode pegar um voo até Vitória e depois alugar um carro ou pegar um ônibus até a cidade. Esse percurso leva, em média, 1 hora e 53 minutos de carro, totalizando 98,8 km.

A cidade abriga o Parque Estadual da Pedra Azul, uma reserva florestal com mais de 1.200 hectares. A Pedra Azul, que dá nome ao parque, tem 1.822 metros de altitude e forma um lindo conjunto de rochas junto com a Pedra das Flores e a Pedra do Lagarto. A belíssima paisagem é emoldurada por várias espécies de plantas da Mata Atlântica e animais, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-mirim, a onça sussuarana, o sagui-da-serra, entre outras.

Prepare a câmera para filmar e tirar fotos incríveis! As principais atrações do parque são: Pedra Azul, Pico da Pedra Azul, Mirante do Lagarto, Mirante do Forno Grande, Trilha da Base e Trilha das Orquídeas. Caminhe pelas trilhas para chegar até as piscinas naturais e mirantes.

Para minimizar os impactos e preservar a natureza, o acesso às trilhas no parque é limitado a 150 pessoas por dia. Então, programe-se! Confira todas as normas de visitação divulgadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (IEMA), no site do IEMA, que é responsável pela administração dos parques do estado.

5. Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão, destino de viagem no Sudeste do Brasil

Quer um destino no Sudeste que você possa visitar a qualquer época do ano? Campos do Jordão é o lugar certo! É isso mesmo: apesar de ser muito procurada no inverno, a cidade de Campos do Jordão é uma atração incrível para toda a família em qualquer estação. O clima da Serra da Mantiqueira, a arquitetura inspirada nos Alpes Suíços, as árvores e flores, a rica gastronomia e o charme das ruas do Capivari encantam turistas do Brasil inteiro.

Os programas culturais da cidade envolvem desde uma deliciosa visita a uma fábrica de chocolate ou cervejaria até observar a paisagem da Pedra do Baú no alto das montanhas.

Durante a alta temporada, que vai da Páscoa até julho, o friozinho e o Festival de Inverno atraem muitos visitantes, fazendo com que os valores de hospedagem e alimentação subam. Por isso, se você deseja economizar, aproveite que Campos do Jordão mantém o clima ameno praticamente o ano todo e pode ser um destino barato na baixa temporada.

E já que você estará nas montanhas, que tal aproveitar para praticar arvorismo ou fazer uma trilha até a Pedra Ana Chata, com direito a rapel no final? Também é possível caminhar entre as belas araucárias do Horto Florestal, passear a cavalo, ver lindos jardins e apreciar o pôr do sol tomando chocolate quente.

Gostou das dicas? Confira as nossas ofertas e conheça esses e outros destinos no Sudeste brasileiro!

OBS.: Informe-se com antecedência sobre o funcionamento das atrações citadas.