10 passos para arrumar a mala como um profissional (e não pagar bagagem extra)

24 de setembro de 2021

Viajar é praticamente um senso comum: a maioria ama conhecer lugares novos, outras culturas, pessoas diferentes e comidas exóticas. Mas uma coisa que muita gente odeia é a parte de arrumar mala, afinal, nada mais normal do que bater aquela dúvida se você deve levar roupa de calor ou de frio por precaução, qual a quantidade certa de produtos de higiene para levar, se é bom levar vários estilos de sapatos… Ufa! Só de pensar já dá aqueeela preguiça!

Para evitar esse estresse pré-viagem e não arriscar pagar bagagem extra em voos internacionais, principalmente, selecionamos dicas para te ajudar a fazer a mala like a pro!

Use uma mala prática

Existe uma mala adequada para cada viagem, e se você não sabia disso, acompanhe:

Uma mala que é prática para qualquer tipo de viagem com mais de três dias é uma mala de rodinhas. Além de vir em diversos tamanhos (para você não ter que carregar um malão para uma simples viagem para praia) e amassarem menos as roupas, algumas ainda tem alças, assim você pode variar entre usar nas costas ou carregá-la. Acredite: seu corpo vai agradecer!

As malas de mão são ótimas por causa da praticidade. Se você não estiver levando muita coisa ou não pretende comprar nada durante a viagem, ela é a escolha perfeita!

Se você for do tipo que odeia carregar as coisas,  a boa e velha mochila de viagem é a escolha ideal. Além disso, uma mochila pode ser mais prática em casos como acampamentos ou mochilões.

Planeje o que é importante levar

Muitas pessoas são adeptas ao estilo “vou só jogar umas coisas na mala”, mas um planejamento prévio poupa muitooo tempo e você acaba só levando as coisas que realmente precisa. As listas são uma ótima maneira de se organizar! Leve em consideração que tipo de viagem está fazendo, o período, o destino, e escreva todos os itens indispensáveis. Só não se esqueça de pensar nas situações que podem acontecer ao longo da viagem como eventos e imprevistos.

Por exemplo, se você for embarcar em um cruzeiro, sempre é bom colocar umas roupas mais bonitinhas de festa para os jantares. O mesmo vale para uma viagem de negócios – é bom levar uma roupa mais formal caso surja alguma festa ou jantar com parceiros.

Para mochilões, o indispensável é o básico: camisetas, shorts, calças, moletons com capuz e sapatos beeeeem confortáveis. Por ser um tipo de viagem que inclui paradas em vários destinos, é bom levar roupas para dias de sol e de nuvens,  afinal o clima de alguns locais pode ser imprevisível! Todas as peças que você for levar devem ser fáceis de lavar, de secagem rápida e que não exijam um ferro. Lembre-se: você não vai conseguir ter tempo de lavar aquela camisa que precisa de lavagem especial ou ficar esperando dias aquela peça que demora para secar.

Leve peças básicas

Depois que você se organizar, separe todos os itens listados e dê uma boa conferida. Quais coisas você realmente precisa levar? As peças são práticas? Dê preferência para roupas de cores neutras e que não amassem, assim você não precisa se preocupar em passar nada e nem com combinações, afinal, as combinações entre as cores neutras são muito mais fáceis e variáveis, assim sobra mais tempo para aproveitar a trip. Ah, mesmo levando peças que não amassam fácil, é uma boa ideia levar um pequeno cabide na mala. Se alguma coisa acabar amassando, basta pendurar a peça no banheiro enquanto toma banho para que o vapor faça o trabalho e, assim que uma peça não estiver mais úmida, enquanto estiver dobrando vá alisando-a também, e depois coloque alguma coisa pesada em cima. Outra dica é colocar as roupas que amassam na parte superior da mala, enquanto roupas de banho, moletons e calças jeans ficam por baixo. Se você estiver em uma viagem de negócios, coloque as roupas de lazer por baixo e as profissionais em cima, leve apenas o essencial.

Poupe espaço!

O velho truque de colocar meias dentro dos sapatos para poupar espaço funciona mesmo, viu? Leve apenas sapatos confortáveis e fáceis de combinar. Não se esqueça de colocar os sapatos em um saquinho para proteger as roupas. Para as mulheres, também vale guardar as meias dentro do sutiã: isso evita que eles percam a forma na mala.

Como dobrar as roupas

Com exceção de peças volumosas e roupas sociais que amassam fácil, a melhor forma de poupar espaço é fazer rolinhos com as roupas. Enrole-as com firmeza e próxima das costuras, assim elas ficam menos amassadas. Enrolar as roupas é a melhor maneira de ter mais espaço.

Use pequenos frascos e separe em saquinhos

Se você não gosta de usar o shampoo e o condicionador do hotel, pegue os produtos que você tem em casa e coloque a quantidade necessária para os dias da viagem em um frasquinho. O mesmo vale para hidratantes e qualquer outro cosmético. Uma boa alternativa também é comprar a versão mini dos produtos de higiene. Separe os frascosem saquinhos, assim como remédios e maquiagens. Além de ajudar na organização, os sacos vão facilitar o seu trabalho no momento de distribuir os itens na mala. Dica: para remédios e produtos líquidos como bases, xaropes e hidratantes, coloque um pedaço de papel filme entre a tampa e o frasco e rosqueie, assim você evita possíveis vazamentos.

Guardando eletrônicos

Se você viaja muito, é uma boa investir em um kit de eletrônicos especial para viagens, ou para economizar, você pode enrolar os fios e guardá-los em um estojo ou caixinha de óculos. Como a base do carregador é mais resistente, pode ir em um daqueles compartimentos pequenos da mala ou da bolsa. para fios maiores como o cabo do notebook, a melhor opção é colocá-lo nos bolsos laterais ou frontais das malas

Prepare-se para as compras

Às vezes, mesmo não planejando, acabamos comprando alguma coisa na viagem, então é sempre bom deixar algum espaço livre na mala. Agora, se você estiver planejando comprar presentes e souvenires, o ideal é levar uma mala leve e dobrável no fundo da sua mala, desse jeito você não tem que ficar fazendo acrobacias para caber tudo em uma mala só.

Identifique sua mala

Muitas malas são parecidas ou até iguais, uma fita na alça pode te ajudar a não ficar pegando outras malas e ter que devolver para a esteira, algumas pessoas não levam muito a serio a identificação da mala, mas, sim, é muito importante ter inserir seu nome e telefone. Se você a perder em algum lugar ou se ela for extraviada, suas chances de recuperá-la aumentam muito! Isso sem contar que a identificação em capas, tags ou fitas facilita na hora de procurar a mala na esteira do aeroporto.

Considere comprar um saco a vácuo com bombinha

Se mesmo seguindo todas as dicas anteriores você ainda não conseguiu fechar a mala, considere a compra de sacos a vácuo. Essa alternativa é muito útil se você estiver levando roupas volumosas ou varias peças. Na volta, você pode usá-lo para guardas as roupas sujas na mala ou até proteger aquela peça que você tanto gosta (mas não usa com frequência como, por exemplo, vestidos de festa) contra mofo, traças e umidades comuns em guardarroupas.

Para ter a mala ideal para sua viagem sempre à mão, aproveite para alugar as malas online e sem gastar muito por isso. Acesse a nossa página, em parceria com a GetMalas e aproveite! Tem desconto de 15% para quem tem viagem comprada aqui no Sub. Gostou da novidade?  Além de encontrar vários tamanhos e cores, dá para agendar para receber ou devolver a bagagem locada na sua casa.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Aproveite e visite o nosso site, fique de olho em nossas ofertas e garanta a sua próxima viagem com as melhores condições em preço e parcelamento. Bora Nessa Trip?