Dicas para sua rota de carro pelas 10 melhores praias da Bahia

27 de outubro de 2020

Qualquer lugar é bom para quem ama viajar, mas sempre tem aqueles destinos que nunca saem da nossa lista de lugares para conhecer. No Brasil, a Bahia é um deles. Não só pela sua cultura, mas também pelas praias maravilhosas.

E com tantas praias próximas uma da outra, por que ficar só em uma? Viajando de carro, você pode conhecer e aproveitar várias delas de uma vez só! Quer ver? É só seguir o nosso roteiro!

Sabe o que é que a Bahia tem? O maior litoral do Brasil!

Isso mesmo! São 1.233 km de praias, onde o sol reina praticamente o ano todo. Desse jeito, fica até difícil escolher quais praias visitar, não é mesmo? Mas fique tranquilo que a gente te ajuda! Fizemos uma lista com as 10 melhores praias da Bahia para conhecer de carro!

10 melhores praias da Bahia para viajar de carro

Nesse roteiro, é claro que não poderia faltar a capital, Salvador. É de lá que você deve iniciar a sua viagem, chegando pela BR 101. Se for de avião, alugue um carro e opte pela retirada aeroporto e bote o pé na estrada!

1. Farol da Barra

Farol da Barra, praias da Bahia

Nossa jornada começa no mar de Farol da Barra, em Salvador, que é tranquilo e quase não tem ondas. Além disso, você pode aproveitar para conhecer a Fortaleza de Santo Antônio, um dos cartões postais da cidade e onde está o Museu Náutico da Bahia.

2. Itapuã

Ainda em Salvador, você precisa conhecer esta praia que inspirou o poeta Vinícius de Moraes, com o farol que leva o mesmo nome. Sua orla é cercada de arrecifes (rochas), que formam pequenas piscinas naturais de águas cristalinas. Outra vantagem de Itapuã é que ela tem diversos quiosques e bares, onde dá para experimentar comidinhas típicas enquanto curte aquele visual.

3. Cumuruxatiba

Seguindo viagem — a aproximadamente 700 km de Salvador —, você tem um encontro marcado com as baleias, na praia de Cumuruxatiba. É lá que as jubarte costumam aparecer, geralmente de julho a novembro. Chegando lá, você pode até contratar um passeio específico para observá-las. Para curtir o melhor dessa região, a dica é se hospedar em hotéis ou resorts de Porto Seguro e explorar os arredores de carro.

4. Trancoso

Entre os arredores de Cumuruxatiba e Porto Seguro, você vai se encantar com a pacata vila de Trancoso. Nesse paraíso sossegado, você vai encontrar desde pousadas confortáveis a restaurantes e resorts de alto luxo. Trancoso também é muito procurado por casais em lua de mel e é um destino perfeito para uma viagem romântica em qualquer época do ano.

5. Caraíva

Caraíva, praias da Bahia

Casinhas pequenas, coloridas, em uma atmosfera bem rústica. Isso é o que você vai encontrar na vila de Caraíva. O que vale aqui é curtir a natureza. A junção do rio com o mar é um show à parte, e formam o cenário perfeito para a prática de esportes radicais, como o stand up paddle. Para chegar na vila, deixe o carro estacionado em Nova Caraíva e atravesse o rio de Caraíva de canoa.

6. Porto Seguro

Outra cidade da Bahia que não pode faltar no seu roteiro pelas praias mais bonitas do estado é Porto Seguro, o point mais badalado para quem busca diversão. O município também oferece variedade de serviços comuns a uma grande cidade e é uma boa parada para abastecer ou passar a noite antes de seguir viagem.

Além das praias, as principais atrações por lá são a Passarela do Álcool, as barracas de praia, além dos bares e restaurantes de todos os tipos. Para quem não é do agito, há também passeios por lugares históricos e ótimas opções de hospedagem, incluindo diárias all inclusive. Destaque para a praia do Espelho, pertinho de Trancoso, que com frequência aparece no ranking das praias mais bonitas do Brasil.

Para saber mais sobre Porto Seguro, dá uma olhadinha no nosso guia do destino no site!

7. Arraial D’ajuda

A próxima parada é a vila de Arraial D’ajuda, cuja principal atração é o comércio local. De Porto Seguro a Arraial d’Ajuda são cerca de 45 minutos de viagem de carro. Além de escolher uma boa sombra com vista para o mar, vale visitar o centro, onde encontram-se várias lojas e restaurantes, hotéis e pousadas.

Também vale muito conhecer o Arraial D’Ajuda Eco Parque, eleito o quarto melhor parque aquático do mundo no Travellers’ Choice 2019, com atrações para todas as idades. Uma dica para economizar é se hospedar em Arraial, principalmente para famílias que viajam com crianças.

8. Itacaré

Outra dica é colocar  o pé na estrada e partir rumo a Itacaré, que é uma área de proteção ambiental e tem seus recursos naturais preservados. Localizada a cerca de 1h de Ilhéus, além da grande biodiversidade, o local tem várias trilhas e cachoeiras para os aventureiros. Pra quem gosta de surfar, a Praia de Jeribucaçu tem ondas fortes, perfeitas para a prática do esporte. Já quem curte mergulho, tem que parar em Itacarezinho. E se você só quer sossego e apreciar uma linda paisagem, não deixe de dar uma parada na Praia da Engenhoca.

9. Peninsula de Maraú

A Península de Maraú  oferece cerca de 50 km de praias paradisíacas, incluindo  a Vila de Barra Grande e praia de Taipus de Fora, que encanta com suas piscinas naturais cheias de peixes. Para chegar lá de carro,  você deve ir até a cidade de Camamu e deixar o carro em um estacionamento. Depois disso, deve pegar uma lancha até a praia.

10. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, praias da Bahia

Paraíso localizado no fim do litoral sul baiano, as praias do Morro de São Paulo têm águas mornas e bem azuis. Algumas delas são nomeadas de acordo com a ordem (primeira, segunda, terceira, quarta praia). A Segunda Praia é a mais animada, oferecendo restaurantes, pousadas e passeios de catamarã. Já a Quarta Praia é a maior do Morro, e é quase deserta.

Gostou da nossa rota de carro pelo litoral da Bahia? Tem muito mais para você conhecer! Continue sua viagem indo para a Costa do Sauípe e descubra as melhores praias da Bahia 😎 Olha aqui a rota pra você salvar e compartilhar: