// Veja outros Produtos

Passagens para Ouro Preto

Passagens para Ouro Preto

// Passagens aéreas para Ouro Preto

A incluir taxas e encargos
  • Origem

    Destino

    A partir de

 

A incluir taxas e encargos
  • Origem

    Destino

    A partir de

// História, arquitetura e barroco brasileiro

Ouro Preto é uma cidade encantadora, que abriga o maior e mais valioso conjunto arquitetônico do barroco brasileiro. Com suas igrejas ornamentadas em ouro, capelas, ruas estreitas de paralelepípedos, ladeiras e chafarizes, a antiga Vila Rica conserva seus inconfundíveis casarios de estilo colonial enquanto conta a história dos séculos XVII e XVIII e da Inconfidência Mineira através dos inúmeros museus. Foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. As obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, podem ser conferidas por toda a cidade, principalmente nas igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar. O artesanato típico da região é feito em pedra-sabão, encontrado em feiras e lojas. As repúblicas de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto acomodam cerca de cinco mil alunos, que trazem muita alegria ao local durante o ano.

// Como chegar a Ouro Preto

Não é possível comprar passagem aérea para Ouro Preto diretamente, pois a cidade não comporta um aeroporto próprio. A opção é desembarcar no Aeroporto da Pampulha, ou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte e que oferece instalações com sistemas de tecnologia avançada, mas fica mais distante do destino, a 107 km. É preciso, neste caso, alugar um carro e seguir pela BR 040 ou pela Rodovia dos Inconfidentes, a BR 356. Outra sugestão é ir até a Rodoviária e comprar passagem para Ouro Preto com as empresas São Geraldo, Itapemirim, Gontijo ou Pássaro Verde.

// Carnaval, Procissões e Festas

Se você é o tipo de pessoa que gosta de uma agitação, não pode perder o incrível desfile de blocos de carnaval da cidade. A Festa dos Doze, em outubro, é outro evento que enche Ouro Preto com alunos antigos e atuais para comemorar o aniversário do Centro Acadêmico. O Festival de Inverno, em julho, também é uma atração interessante com shows de música, exposições, apresentações de circo e teatro. As procissões da Semana Santa e o tapete de flores de Corpus Christi são celebrações imperdíveis, mesmo que você não seja religioso, vale pelo prazer estético.

// Passeios

Subir e descer as ladeiras de Ouro Preto visitando o Museu da Inconfidência com peças de arte sacra e réplicas de peças do Aleijadinho; conhecer o Museu do Aleijadinho com acervo de peças, móveis coloniais, esculturas barrocas e rococós, objetos em ouro e prata, ou ainda a Casa dos Contos, Chafariz dos Contos, ou o Museu das Reduções, com miniaturas de ícones da arquitetura brasileira são passeios enriquecedores, além das tradicionais igrejas. Outras opções de lazer, um pouco mais afastadas da cidade é o Parque Estadual de Itacolomi, que oferece caminhadas em trilhas; o Passeio de Maria Fumaça até a cidade de Mariana numa locomotiva de 1949 e um almoço na Mina do Chico Rei. Vale a pena visitar também as cidades de Congonhas e Tiradentes.

// Dicas

Ao viajar para Ouro Preto verifique a época do ano para não errar na bagagem. No inverno o clima é seco, com temperatura agradável durante o dia, e frio à noite. Quase não chove. No verão a temperatura é próxima dos 30° C, durante o dia, com chuvas frequentes e noite agradável. O que não pode faltar é um calçado confortável ou tênis, porque você vai andar muito.