Confira nosso guia de viagem para Santarém e conheça todos os encantos da cidade.

 
     

    AS MAIS EXCLUSIVAS OFERTAS PARA SUA

    Viagem para Santarém

    PREÇOS A INCLUIR TAXAS E ENCARGOS

    Encontre e reserve hotéis, passagens ou pacotes para Santarém com saídas das mais diversas cidades do Brasil e garanta o melhor preço para sua viagem.

    CONFIRA AS MELHORES OFERTAS DE

    Passagens para Santarém

    vazio
     

    ENCONTRE A MELHOR HOSPEDAGEM COM NOSSA LISTA DE

    Hotéis & Resorts em Santarém

    vazio
     

    Guia de viagem para Santarém

    MUITAS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ PLANEJAR SUA VIAGEM PARA SANTARÉM

    Uma das mais belas regiões de Tapajós, Santarém é terreno fértil em cultura e história. Foi lar de colonizadores portugueses, povos pré-colombianos e é terreno de diversas lendas da Amazônia, como a lenda do boto rosa. Também é lar de uma raridade na natureza, as praias de água doce, que estão entre as mais belas do mundo. É uma cidade cheia de cores, onde a religiosidade cristã e as tradições indígenas se unem e formam um cenário perfeito para todo turista que passa pela Amazônia.

     

    Atrações imperdíveis

    CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DAS MELHORES ATRAÇÕES DE SANTARÉM

    Uma viagem para Santarém pode te surpreender. O roteiro a seguir dá algumas dicas para você curtir o melhor do turismo em Santarém.

    Praias e ilhas fluviais

    Entre agosto e dezembro, com a maré baixa, dá para curtir as belíssimas praias de água doce de Santarém. Você pode visitar as praias mais populares, como a Maracanã e a Pajuçara, que estão sempre lotadas de gente, ou procurar a tranquilidade de Ponta de Pedras, Arariá, Carapanari e Jutuba. Você pode também visitas as ilhas de São Miguel e Água Preta, habitadas por animais típicos da Amazônia.

    Museus, igrejas e casarões que recriam a história da cidade

    O povo de Santarém preza pela preservação de sua cultura e história, como você pode conferir nos diversos museus e igrejas da cidade. O Museu Dica Frazão conta com o acervo da própria artista, composto por peças artesanais feitas com matéria-prima comprada de índios. O Centro Cultural João Fona conta com um rico acervo de peças indígenas, e o Museu da Arte Sacra preserva peças religiosas trazidas da Espanha e outras, em madeira, feita por indígenas de comunidades ribeirinhas locais. A cidade também conta com diversas construções históricas, como a Igreja Matriz, o Solar dos Brancos e o Solar do Barão de Santarém.

    Festivais da cidade

    O calendário de festivais da cidade é bem animado e diversificado. Sobre Santarém, passam festas como o Sairé, uma festa religiosa que dura cinco dias seguidos, na segunda quinzena de setembro, e remonta ao período de colonização portuguesa, época em que os índios recebiam os portugueses com rituais de boas-vindas. O Sairé conta com apresentações profanas, como a competição dos botos rivais, e religiosas, como procissões e ladainhas. Além disso, Santarém é palco do Festival do Açaí toda segunda semana de outubro, na comunidade Santa Luzia. São armadas barracas que oferecem iguarias diversas feitas com açaí, como pudins, bolos, tortas, pães e bebidas, mas também rola música regional ao vivo e apresentações folclóricas.

     

    Gastronomia e vida noturna

    SUGESTÕES DE RESTAURANTES E ATRAÇÕES PARA APROVEITAR A NOITE DE SANTARÉM

    Qualquer guia de viagens para Santarém vai falar das delícias da cidade. A culinária local é baseada nos diversos peixes de água doce, como o pirarucu, o tambaqui e o tucunaré. Um restaurante tradicional da cidade é o Sabor Tapajó, que serve pratos como o risoto de pirarucu, peixe recheado com queijo e banana frita e o popular peixe no tucupi. O restaurante Rayana serve peixes assados e caldeiradas de peixes como tucunaré, pacu, surubim e tambaqui. Você também pode fazer uma visitinha no Bar e Restaurante Mascote nas quartas, quando rola happy hour, e paga um valor fixo para poder consumir cerveja, caipirinha, refrigerantes e acompanhamento, ao som de MPB.

    As baladas em Santarém são bem agitadas e dão uma ótima oportunidade para você conhecer a música regional típica do Norte, como na Sygnus Club. A Boate Phoenix também conta com bastante música regional, mas possui um espaço para os fãs da eletrônica. Para um programa mais alternativo, dá para visitar a Arena do Forró nos sábados e curtir o melhor do ritmo em um espaço aberto, ao ar livre.

    Publicidade

    Publicidade