Atacama, viagem para o Atacama, viagens para o Atacama

    ATACAMA

Uma vez no Atacama, curta a natureza!

O avião, vindo de Santiago, pousa no acanhado aeroporto de Calama. Você desce na pista, olha em volta e, antes de caminhar uns 50 metros até a sala onde pegará as bagagens, tem uma certeza: está em pleno deserto. O aeroporto parece plantado no meio do nada. Já na van, a caminho de São Pedro de Atacama, a 100 km dali, a rodovia de ótimo asfalto surpreende. A paisagem, igual na maior parte do tempo, muda bastante quando o veículo se aproxima da vila que recebe gente do mundo inteiro.

Você começa a ver formações que não parecem deste planeta. A curiosidade fica aguçada. Logo, lê-se na placa um tanto torta e carcomida: Bienvenido a San Pedro de Atacama, 4.800 habitantes. Por ser bem isolada, San Pedro de Atacama é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro.

Soberano no horizonte, o vulcão Licancabur (com cume a 5.760 metros de altitude) ficará de olho em você (e você nele) enquanto estiver por lá. São Pedro é um oásis. No lugar de plantações de tamareiras, comuns nos desertos do norte da África, lá predominam árvores típicas como o chañar e o algarrobo. Um bem bolado sistema de canais leva água para a vila. O jeitão do lugar é de uma Jericoacoara em pleno Deserto do Atacama: ruas de terra batida, muitas agências de turismo, barzinhos transados, hotéis e pousadas idem, gente de vários cantos do planeta: italianos, alemães, franceses, espanhóis, ingleses, um ou outro americano, argentinos e, claro, brasileiros. Uma vez identificado como brasileiro, podem perguntar, num portunhol bem treinadinho, se você é de São Paulo. Os paulistas e os paulistanos, principalmente, são figurinhas fáceis por lá.

Atacama é tido como o lugar mais seco da Terra, com baixíssima umidade relativa do ar - pode chegar próximo a zero, dizem por lá - e incidência dos raios ultravioleta (UV) altíssima. Portanto, se não seguir as orientações, você sentirá literalmente na pele. Protetor solar? Acima de fator 30. Protetor labial? O tempo todo. Não esqueça o boné ou o chapéu. E na hora de comprar água, parta logo para um galão de 5 ou 10 litros, mais uma garrafa de 2 litros que você irá reabastecendo ao longo da sua estada. Exagero? Lá, você verá que é assim mesmo.

Compre sua passagem para Atacama

Compre seu pacote para Atacama

CONTEUDO
 
 
Envie esta página
para um amigo.

 
 
SITE SEGURO
Site Seguro